Julho 2007

Inovação: Um desafio para toda a sociedade

«A inovação é um desafio para as sociedades, para as famílias e para as empresas, mas também para os governos», frisou o Engenheiro José Sócrates, Presidente do Conselho Europeu e Primeiro-Ministro português, realçando a importância que as políticas públicas têm no desenvolvimento de um ambiente propício à inovação.

Certo de que a questão da inovação é decisiva para o crescimento económico das sociedades desenvolvidas, o Presidente da Conselho Europeu mostrou encarar o investimento em ciência como algo «absolutamente fundamental» para «projectar um clima favorável à ciência empresarial».

Para o Engenheiro José Sócrates, ao Estado cabe apenas indicar o caminho nesta matéria, tal como, na sua opinião, se fez com o Plano Tecnológico, que entende ser «um plano para mobilizar a sociedade civil, as pessoas e as empresas a considerarem prioritários os investimentos em inovação».

Apesar de admitir que o mundo actual está repleto de incertezas e que a inovação e o progresso implicam uma série de riscos, o Primeiro-Ministro crê que estas são apostas fundamentais. «Neste mundo em constante movimento uma coisa sabemos: o pior erro é ficar parado», concluiu.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo