Water for all

Gestão sustentada dos recursos hídricos é a expressão que define o trabalho da PUB Singapore. Num país com 4,2 milhões de habitantes que consomem 1,3 milhões de metros cúbicos de água por dia, a empresa pública responsável pela água de Singapura é um verdadeiro exemplo em termos da capacidade inovadora.

© COTEC Portugal

«A nossa missão é assegurar um abastecimento de água eficiente, adequado e sustentável e a nossa Visão é ter água para todos, de modo a que os habitantes de Singapura conservem, valorizem e gozem a água», explicou o Dr. George Madhavan, Corporate Development Director da PUB Singapore.

A fim de suprir as necessidades de água que o país tem, a estratégia da PUB baseia-se numa palavra: inovação. Mas para a PUB, a inovação tem diferentes ramificações. «Nós pensamos em inovação em diferentes maneiras: nos produtos, nos processos, no mercado e na organização», acrescentou o Dr. George Madhavan.

Com uma clara aposta em tecnologia, a empresa tem cerca de 85 projectos de I&D em desenvolvimento – entre os quais um sistema de monitorização da qualidade da água a partir do comportamento dos peixes – correspondendo estes a um investimento de 55 milhões de dólares.

 

«Inovar é correr riscos, por isso, sabemos que nem todas as ideias irão funcionar, mas temos de as experimentar. E se elas não vingarem, podemos alterá-las ou descartá-las, e encorajar aqueles que tiveram a coragem de as aceitar e implementar a tentar de novo», afirmou o CEO da PUB aquando do lançamento de uma das iniciativas da PUB ($10K-Ideas Challenge), citado pelo Dr. George Madhavan durante a sua apresentação.

NEWater
Dessalinização, expansão dos meios de captação das águas da chuva, gestão integrada de reservatórios, sistemas hidráulicos, rios, escoadouros, sistema de esgotos e centrais de reclamação de água. Estes são alguns dos procedimentos que permitem à PUB multiplicar a água existente no país e criar a NEWater. A NEWater é produzida a partir da recolha e tratamento da água de Singapura, graças à cobertura do país a 100% por um vasto sistema de esgotos.

Certo de que em 2010 a NEWater satisfará 30% das necessidades de água de Singapura, o Corporate Development Director da PUB falou da importância da consciencialização dos habitantes do país. «O nosso próximo passo é aumentar o envolvimento da população porque a maior parte de Singapura é agora reservatório de água. Por isso, se alguém em Singapura atirar um pedaço de lixo pela janela de casa esse lixo vai acabar por ir parar aos nossos depósitos», explicou.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo