Publicado a 22 de novembro de 2016

4 Facilitadores da Mudança

Existem certas condições que se estiverem asseguradas facilitam a transição para uma Economia Circular:

* Educação: A educação pode desempenhar um papel importante na preparação dos futuros profissionais para um novo paradigma económico, particularmente na criação de uma base de habilidades para promover a inovação circular. Os governos devem estimular a integração da economia circular e do pensamento sistémico nos programas de ensino de nível fundamental, médio e superior.
 


* Financiamento: Todos os agentes da cadeia de valor precisarão de ter acesso a ferramentas de financiamento e gestão de risco. Um ambiente regulatório estável é um ponto crucial para os investidores e pode representar um incentivo especial se os governos declararem a intenção de promover a transição para a economia circular. Os governos podem criar mais estímulos ao financiamento, subscrevendo alguns dos riscos associados a modelos de negócio inovadores.
 


* Plataformas colaborativas: a colaboração efetiva entre cadeias de valor e setores é imperativa para o estabelecimento de um sistema circular de larga escala. Parcerias no desenvolvimento de produtos, transparência e partilha de informações, sistemas de coleta partilhados, padrões setoriais, incentivos alinhados e mecanismos de identificação de possíveis parceiros podem ser disponibilizados em plataformas colaborativas entre setores inteiros e entre empresas e formuladores de políticas.
 


* Mudanças no sistema fiscal e nas métricas económicas: Este tipo de medida pode ajudar a viabilizar uma transição para a economia circular. Como? Através do deslocamento de incentivos fiscais dos recursos para a mão-de-obra; complementando as métricas atuais com base em fluxo, como o PIB, com métricas para medir o stock total de ativos de um país.


A educação é um dos pilares da mudança. Conheça um curso online gratuito dado pela Delft University of Technology, a maior e mais antiga universidade de tecnologia na Holanda.


Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo