Publicado a 18 de novembro de 2016

4 Formas de Escalar a Economia Circular

A Ellen MacArthur Foundation identificou quatro blocos que ajudarão a estimular a economia circular.

1. Design de produtos e produção circulares
Uma característica essencial da economia circular é ser restaurativa e regenerativa por natureza. A recuperação de materiais e produtos não é tratada só no fim de vida, mas é contemplada desde o design (por exemplo na escolha de materiais ou com um design para a desmontagem). As empresas precisarão desenvolver competências centrais em design circular para facilitar a reutilização, a reciclagem e o aproveitamento em cascata dos produtos.
 
2. Ciclo reverso
Uma estrutura de materiais que preserve o valor é um requisito essencial na transição para a economia circular. Para criar valor a partir de materiais e produtos usados, é necessário recolhê-los e devolvê-los à sua origem. A logística reversa e os métodos de tratamento possibilitam o retorno desses materiais ao mercado.
 
3. Novos modelos de negócio
O modelo de negócio que substitui a propriedade por pagamentos com base numa licença de utilização é fundamental. Além deste, a revista de negócios Fast Company identificou outros modelos de negócio que podem contribuir para tornar a economia circular uma realidade.

* Produtos que são serviços: Os vendedores de bens devem começar a ver-se como fornecedores de serviços: através de contratos de leasing e não através da venda da propriedade do serviço;

* Vendas na próxima vida dos materiais e produtos: Este modelo de negócio é aplicável às empresas que têm capacidade para recuperar e recondicionar os seus produtos após o uso e, em seguida, colocar os mesmos produtos no mercado, ganhando por duas e três vezes receitas adicionais;

* Transformação de produtos: Nem todos os produtos podem ser recondicionado na sua totalidade, mas a maioria tem certos componentes que possuam um elevado valor. Muitas vezes os próprios materiais têm um componente de energia incorporado que os torna ainda mais valiosos do que a sua fonte original;

* Reciclagem 2.0: A inovação em tecnologia de reciclagem (reciclagem 2.0) está a evoluir e a permitir a produção de produtos de alta qualidade e sustentáveis.


4. Fatores viabilizadores
Algumas condições podem facilitar a transição, como a educação, o financiamento, as plataformas colaborativas e a mudança no sistema fiscal e nas métricas económicas.

Se é líder de uma PME, este vídeo da Comissão Europeia sobre como tornar-se uma empresa verde na economia circular é para si.

 

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo