Publicado a 27 de Agosto de 2014

5 milhões de euros para o desenvolvimento de cidades inteligentes e da internet do futuro

O projecto europeu SOUL-FI, cujo consórcio é liderado pelo Instituto Pedro Nunes, vai disponibilizar cerca de 5 milhões de euros para que empreendedores, startups e pequenas e médias empresas concretizem ideias inovadoras que melhorem a vida urbana dos cidadãos.

Através da plataforma tecnológica FI-WARE, a Comissão Europeia vai disponibilizar 80 milhões de euros em financiamento para que empreendedores, startups e pequenas e médias empresas desenvolvam novas aplicações ou serviços no domínio da web. Este financiamento será distribuído por 16 programas europeus de aceleração, entre os quais o projecto SOUL-FI (Startups Optimizing Urban Life with Future Internet).

Com este financiamento e os serviços de apoio e orientação a empreendedores, o SOUL-FI pretende promover a aceleração e o desenvolvimento de serviços e produtos de Internet do Futuro e de soluções inovadoras com base na tecnologia FI-WARE que tornem as cidades mais inteligentes e mais sustentáveis, centrando-se na qualidade de vida, mobilidade, eficiência dos recursos (energia, água, materiais e resíduos) e turismo.

O SOUL-FI vai, assim, impulsionar e dinamizar PME e Empreendedores-web que queiram desenvolver serviços e produtos inovadores apoiados nos “FI-WARE Enablers” e queiram aproveitar as tendências de mercado de open data, crowd-sourced data e Internet of Things.

No âmbito deste projecto, serão lançadas duas open calls em Setembro, com o objectivo de atribuir o total de investimento de 5 milhões de euros a mais de 150 ideias, aplicações ou produtos inovadores nas áreas de cidades inteligentes e transportes.

Os candidatos ao projecto SOUL-FI devem a apresentar a sua ideia de negócio aqui

Mais informações aqui e no site do IPN.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo