Publicado a 07 de junho de 2017

A digitalização da economia na fileira do mar

A COTEC Portugal e o Fórum Oceano organizaram no dia 6 de junho, na Alfândega do Porto, no Seminário Indústria 4.0 Mar, integrado na iniciativa Business2Sea 2017.

Com o objetivo dúplice de debater os principais desafios e potencialidades da digitalização da economia no âmbito da fileira do mar, e simultaneamente constituir-se como um espaço de auscultação das empresas, o evento contou com a presença de empresas da fileira madura, quer do pescado quer de portos marítimos, bem como um centro de investigação.

Na abertura, a cargo de Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, foi apresentado o Programa i4.0, bem como a plataforma Portugal i4.0, que a COTEC Portugal irá dinamizar para coordenar a implementação do programa nacional, que inclui mais de 60 medidas de iniciativa pública e privada, constituído para acelerar a adopção da digitalização pelo tecido empresarial português.

Seguiu-se um debate com Andreia Ventura, do Arsenal do Alfeite, Hugo Diogo, da Aquatropolis, Marinho Dias, da APDL, Ricardo Figueiredo da Gelpeixe, Nuno Medina, da SOJA de Portugal, e Bernardo Almada-Lobo, do INESC TEC / Fórum Oceano.

Um dos assuntos de destaque da conversa foi o facto de a fileira do mar ter uma margem de transformação muito ampla no que respeita à digitalização, dado o facto de incorporar actividades primárias (pesca), secundárias (tratamento do pescado) e terciárias (portos marítimos).

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo