Publicado a 14 de maio de 2017

A inovação é muito mais do que um exercício intelectual

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, abordou a temática da inovação em Portugal, defendendo que "o que ainda nos falta é traduzir em benefícios económicos o investimento que fazemos em I&D, em conhecimento".

A importância das redes de colaboração foi outro tema abordado na entrevista, dado que "hoje, a complexidade dos problemas de mercado e da inovação tecnológica exige uma multiplicidade de competências que mesmo as grandes multinacionais não têm dentro de casa", descreveu Jorge Portugal.

A perspetiva de futuro - tema do 14.º Encontro Nacional de Inovação, que decorrerá a 16 de maio em Matosinhos - é outra das ideias-chave que a COTEC Portugal pretende debater com as empresas. "O que nós vemos é que as empresas estão fundamentalmente...a investir em melhorar a sua posição competitiva no presente. E não é por acaso que as exportações estão a correr bem. Mas a competitividade de hoje não garante a competitividade de amanhã. Essa é garantida pelo conhecimento e pelo investimento em I&D que se faz hoje", acrescenta.

Premiar casos exemplares de produtos competitivos nascidos de I&D é precisamente o objetivo do Prémio Produto Inovação COTEC-ANI, que será entregue no dia 16 de maio, e que em 2017 recebeu um número recorde de candidaturas.

Ler na íntegra o artigo publicado no Jornal de Negócios.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo