A transformação da cadeia de distribuição em destaque no Open Shop Floor na Polisport

A Polisport é líder de mercado na área dos acessórios plásticos para motas de todo-o-terreno e número um na produção de porta-bébés em todo o mundo.

"A adaptabilidade à mudança, quando se fala em i4.0, tem uma importância e actualidade muito maior" - Pedro Araújo, CEO da Polisport

A COTEC Portugal promoveu uma sessão Open Shop Floor na Polisport, empresa líder de mercado na área dos acessórios plásticos para motas de todo-o-terreno e número um na produção de porta-bébés em todo o mundo.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como a empresa integra digitalmente toda a cadeia do processo de produção industrial e business intelligence

 "A inovação não está só no shop floor, deve ser transversal a toda a empresa" - defendeu Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC Portugal, acrescentando que “Não é possível desacelerar o nível de transformação e modernização do negócio”.

Pedro Araújo salientou ainda a importância determinante da inovação para o sucesso da Polisport, que conta com 40 anos de experiência - "A inovação é a nossa grande paixão. Tem-nos recompensado constantemente e a diversos níveis".  

Também Paulo Rodrigues afirmou que a empresa se encontra numa evolução constante, tendo “a inovação sempre sido fulcral no crescimento da Polisport, pelo lançamento contínuo de novos produtos”. Para o CFO a aposta da Polisport na digitalização de processos, através do desenvolvimento de software para a eliminação de tarefas repetitivas, é fundamental pois permite direcionar os colaboradores para tarefas de maior valor acrescentado, que exijam espírito crítico e soft skills.

Nesta iniciativa a Polisport mostrou como enfrenta os novos desafios que são colocados à indústria e os passos que estão a ser dados na adaptação e reformulação dos seus modelos de supply chain e da implementação de estratégias de Marketing Digital - "A loja tradicional não vai acabar, mas vai ser reduzida, já é uma realidade em muitos mercados. A Polisport vai vender directamente ao cliente final" - explica Paulo Freitas, Director Comercial e de Marketing da empresa.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Neves, que salientou “a enorme preocupação (das empresas) de terem um horizonte de trabalho que permita posicionarem-se, de forma competitiva, nos mercados onde pretendem estar”. O Secretário de Estado sublinhou ainda que “o mais importante do ponto de vista da orientação das empresas é a sua capacidade de olhar para o futuro e compreender quais os passos que devem percorrer para se transformarem e acompanharem não apenas as flutuações do mercado mas também os modos de actuação das empresas concorrentes”.

Consulte o programa da sessão.

As Open Shop Floor Sessions, dinamizadas pela COTEC Portugal e pelo IAPMEI, integram a iniciativa do Governo "Indústria i4.0" e têm como objetivo, por um lado, demonstrar como as empresas podem adoptar os diferentes conceitos deste novo paradigma e, por outro, promover a partilha de experiências entre os vários intervenientes na cadeia de valor. “É com iniciativas desta natureza que as empresas podem melhorar a capacidade da nossa economia, de projectar a nossa indústria nos mercados de destino dos nossos produtos e serviços”, afirmou o Secretário de Estado.

O próximo Open Shop Floor decorre a 16 de Outubro, na DRT Rapide, em Leiria. Mais informações e inscrições.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo