Publicado a 15 de julho de 2015

Acelerador da COTEC vence categoria nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial

O Acelerador de Comercialização de Tecnologias - Act, promovido pela COTEC Portugal, foi o projeto vencedor, na categoria ‘Investimento em Competências Empreendedoras’, da edição nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards - EEPA). Adicionalmente, o Act foi um dos dois projetos selecionados para representar Portugal na final europeia destes Prémios, que irá decorrer no próximo mês de novembro no Luxemburgo.

© COTEC Portugal

 

Criado a partir da expansão do Programa COHiTEC, o Act é uma iniciativa de âmbito nacional que visa potenciar a valorização social e económica do conhecimento resultante da investigação científica portuguesa através do apoio à criação de empresas de base tecnológica e vocação global. O programa desenvolve-se ao longo de quatro fases principais que asseguram: a avaliação do potencial comercial das tecnologias (Programa COHiTEC), a realização da prova de conceito tecnológica, a elaboração de um plano de negócios, e a atração de financiamento.

O Acelerador de Comercialização de Tecnologias é uma iniciativa da COTEC Portugal, que conta com o patrocínio do Grupo CGD, e que é realizado em parceria com o IAPMEI, o INDEG-IUL e a Porto Business School.

«Este Prémio é um reconhecimento do trabalho realizado pela COTEC no apoio à valorização da ciência desenvolvida nas organizações de I&D nacionais», sublinha Pedro Vilarinho, Diretor do Act.

Alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2020, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial são promovidos pela Comissão Europeia e distinguem projetos desenvolvidos em seis categorias diferentes, que cobrem áreas associadas à promoção do espírito empreendedor, ao investimento em competências, ao desenvolvimento do ambiente empresarial, ao apoio à internacionalização das empresas, ao apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos, e ao empreendedorismo responsável e inclusivo.

Ao longo das suas 12 edições, já participaram no Programa COHiTEC mais de 450 investigadores, 230 estudantes de gestão e 100 mentores. Os 151 projetos de negócio apresentados nas sessões de encerramento do programa deram origem a 26 startups, as quais conseguiram atrair, até à data, investimento num valor superior a 35 milhões de euros.

Saiba mais sobre o Act.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo