Publicado a 18 de Julho de 2012

Adira recebe empresas do universo COTEC

No passado dia 12 de Julho as empresas do universo COTEC foram conhecer melhor a Adira. O encontro promovido pela COTEC realizou-se com o objectivo de promover a colaboração entre as empresas participantes.

© Adira

 

Um dos líderes mundiais na fabricação de máquinas para processamento de chapa, a Adira é uma empresa familiar que se dedica ao desenvolvimento, concepção, fabrico, produção e comercialização de máquinas-ferramentas há mais de 55 anos. O portefólio da empresa inclui guilhotinas, quinadoras, máquinas de corte laser, células robotizadas de quinagem, e sistemas automáticos de corte e quinagem.

Precisão, customização e inovação são palavras-chave no trabalho da Adira, que exporta as suas soluções de corte e conformação de chapa para 47 mercados, apostando no futuro das economias emergentes. Para abordar novos mercados, a empresa tem já em curso um projecto de e-commerce – pioneiro na indústria das máquinas-ferramentas –, e uma linha “low cost”: produtos mais simples, com menos custos e menor prazo de entrega, mas com a qualidade de fabrico e o serviço europeus.

Inovação permanente
Tecnologia e inovação são componentes fortes das soluções desenvolvidas pela Adira, para as quais contribuem as parcerias da empresa com Universidades e Institutos de Desenvolvimento, tais como FEUP, MIT, INEGI e INESC. A aposta da empresa na inovação resulta em mais de 60% da produção composta por produtos de alta tecnologia.

«Não podemos concorrer em economias de escala pelo preço. Concorremos pela diferenciação», afirmou António Cardoso Pinto, Presidente da Adira, que acrescentou: «Somos uma empresa pequena e, como tal, mais ágil, mais rápida a responder ao mercado e a fazer coisas com engenharia». A I+D é fonte geradora dessas características diferenciadoras, que fazem com que 15% das vendas da Adira sejam de produtos lançados em 2011 e 11% de produtos com menos de 3 anos.

A mais recente máquina desenvolvida pela Adira é exemplo disso mesmo. A Greenbender é uma quinadora híbrida de alta precisão, económica e ecológica que nasceu da opinião da especificação do que os clientes da Adira precisavam. O resultado é uma máquina que consume menos 65% de energia do que as máquinas tradicionais, de fácil operação, com funcionalidades inteligentes que permitem o seu auto-ajuste. Reconhecimento das suas características inovadoras foi a atribuição da menção honrosa no âmbito do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer em Maio de 2012.

Consulte a agenda deste evento

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo