Publicado a 17 de Abril de 2014

Aliança de Clusters luso-chinesa de inovação tecnológica arranca com seminário em Pequim

A recém-criada Aliança de Clusters Portugal-China, uma rede de inovação tecnológica que associa empresas e centros de investigação, realizou na quinta-feira, dia 17 de Abril, o primeiro seminário em Pequim, com a participação de empresas e entidades portuguesas.

Lançada em Março de 2014 na Universidade de Aveiro, que é um dos parceiros do projecto, a Aliança de Clusters Portugal-China (CPC Alliance, a sigla oficial em inglês) visa sobretudo «desenvolver novos produtos e serviços», «apoiar a internacionalização das empresas» e «explorar novos mercados».

O primeiro seminário da CPC Alliance decorreu em Pequim no âmbito de uma ‘Convenção Internacional sobre Transferência de Tecnologia’ organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia chinês, com especialistas e empresários de mais de trinta países. Neste seminário participaram responsáveis de empresas portuguesas e de um pólo de competitividade nacional: Alert, empresa de software para a área da saúde e gestão hospitalar – Associado da COTEC Portugal ; a STI Tecnologia, que opera no sector agroalimentar; o Produtech - Pólo das Tecnologias de Produção; e a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), entidade coordenadora do projecto.

O projecto, financiado pelo Governo português, vai permitir uma plataforma online de colaboração entre clusters portugueses e chineses. Segundo Sara Medina, Directora da SPI, as áreas de energia, mobilidade, transportes, biotecnologia e indústria farmacêutica são «áreas de grande interesse para a China» e em que «podem existir oportunidades concretas de colaboração» entre empresas dos dois países.

Para além das empresas e centros de investigação portugueses, do lado da China, a CPC Alliance integra centros de inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia chinês e da Universidade Qinghua e o próprio Parque de Ciência de Zhongguanchun, área do noroeste de Pequim conhecida como "o Silicon Valley da China".

Fonte: Agência Lusa

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo