Publicado a 17 de Junho de 2014

Amorim cria incubadora de startups para estimular inovação e «acrescentar valor à cortiça»

A Amorim Cork Ventures, incubadora de negócios constituída pela Corticeira Amorim, vai investir cerca de um milhão de euros este ano, com o objectivo de apoiar projectos que contribuam para aumentar a inovação e o perfil exportador do sector, através de um concurso para empreendedores, que abrange a fase de incubação de novos negócios, com início previsto para último trimestre de 2014, bem como a operacionalização das primeiras startups, no início de 2015.

© Amorim

 

Reinventar e propor novas abordagens à cortiça ou conjugá-la com outros materiais são alguns dos desafios que a Amorim Cork Ventures lança aos empreendedores, convidando-os a beneficiar do potencial da cortiça, enquanto matéria-prima que reúne um conjunto de propriedades intrínsecas ímpares, do know-how existente e de um conjunto de tecnologia de produção de última geração.

A Amorim Cork Ventures tem como missão incentivar o empreendedorismo, potenciando a investigação e a inovação no sector da cortiça. A incubadora da Corticeira Amorim surge assim com o propósito de fomentar a criação/projecção de novos produtos e negócios na área da cortiça, orientados fundamentalmente para os mercados externos, proporcionando aos empreendedores o acesso não apenas a financiamento, como também a competências de gestão, know-how – representado pelos diversos departamentos da Corticeira Amorim: I&D, jurídico, marketing, financeiro –, instalações e infra-estruturas, e redes de contacto em diferentes sectores e países.

Particularmente vocacionada para apoiar startups, nomeadamente as que surgem na sequência de trabalhos de investigação e inovação dentro do sector, a intervenção da Amorim Cork Ventures contemplará ainda o apoio a pequenas empresas já existentes, com produtos e conceitos inovadores em cortiça, com potencial de crescimento.

O concurso da incubadora de negócios da Corticeira permitirá aos empreendedores apresentarem as suas propostas de negócio que, depois de seleccionadas, poderão aceder à incubadora, cuja localização será em Mozelos (Santa Maria da Feira). Neste espaço, os empreendedores encontrarão as condições físicas (instalações) e técnicas para, com o apoio das competências da Corticeira Amorim, desenvolverem protótipos e estruturarem um plano de negócios.

O projecto envolverá um investimento de um milhão de euros, verba que abrangerá a fase de incubação de novos negócios, escolhidos por via de um concurso de ideias, e a operacionalização das primeiras startups. De acordo com o calendário da Corticeira Amorim, a fase de incubação – que contemplará o desenvolvimento de protótipos e estruturação dos planos de negócios – arrancará no último trimestre de 2014, e as startups começarão a estar operacionais no início do próximo ano, mas a Amorim Cork Ventures só avança para a nova fase do projecto «se o mesmo ambicionar – num espaço temporal de dois a três anos – um mínimo de 200 mil euros de vendas, orientadas para os mercados externos», esclarece António Rios Amorim.

António Rios de Amorim, que acredita que no espaço de um ano será possível «apoiar entre cinco a dez projectos», afirma que «a inovação é um dos pilares da actividade da Corticeira Amorim, pelo que a criação da Amorim Cork Ventures é um passo natural na evolução da empresa que, como líder mundial, tem uma posição privilegiada para apoiar empreendedores que se queiram juntar à Corticeira Amorim na sua missão de acrescentar valor à cortiça. Estamos convictos que será também por esta via que passará o crescimento das exportações de cortiça e o desenvolvimento de todo o sector».

A nível nacional estão já desenvolvidos contactos para a constituição de parcerias em diferentes domínios de suporte aos novos negócios: desde instituições do sistema científico e tecnológico, aos centros de prototipagem, ao sistema financeiro, entre outros. A partir de 2015, a Amorim Cork Ventures alargará o seu âmbito geográfico de actuação, apoiando iniciativas oriundas de outros países.

Mais informação aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo