4.º Encontro da Rede PME Inovação COTEC
Publicado a 11 de Novembro de 2010

Âncoras para o Crescimento

As mais-valias da cooperação entre as PME e as grandes empresas foram discutidas no passado dia 9 de Novembro durante o 4.º Encontro da Rede PME Inovação COTEC, dedicado ao tema ‘Âncoras para o Crescimento’.

© COTEC Portugal/Presidência da República

 

Com as PME da Rede como protagonistas, o Encontro arrancou com uma leitura crítica do estudo de caracterização da Rede PME Inovação por Vasco Ferreira da Ambisig, lembrando que um dos traços comuns às empresas que constituem esta Rede é rejeitarem o vácuo relacional. Assim, um dos objectivos da COTEC é aumentar a densidade de networking da Rede entre si e com as empresas Associadas da COTEC, tal como explicou Rogério Carapuça, Coordenador do Plano de Actividades desta iniciativa da COTEC.

Também o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva defendeu, na sessão de encerramento, o reforço dos laços de cooperação entre estas organizações, que considerou serem complementares. «Estou convicto de que o estreitamento de relações, através de mais parcerias e processos de inovação conjuntos, será benéfico para todos», rematou.

O 4.º Encontro da Rede PME Inovação culminou com a apresentação das novas empresas da Rede e a entrega do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público.


As grandes empresas como motor do crescimento das PME

Internacionalizar é um grande desafio para muitas PME e, nessa caminhada, as parcerias podem fazer toda a diferença. Se, por um lado, o desconhecimento dos mercados e dos hábitos locais pode ser contornado pelo recurso a um parceiro local, a colaboração com grandes empresas nacionais, por outro, pode potenciar a entrada nos mercados já dominados por estas.

«Tudo o que fizemos, para o bem e para o mal, teria corrido muito melhor se tivéssemos ido pelo caminho da cooperação», começou por dizer Carlos Barbot, lembrando o trajecto de internacionalização da PME que lidera. Na perspectiva do responsável da Barbot, ainda que as PME sejam habitualmente avessas a este tema, esta é uma postura a mudar dado que para além de «abrir portas», a cooperação com grandes empresas tem duas outras grandes vantagens: a partilha do risco e da rede de clientes.

Da experiência que tem na interacção com as PME nacionais – cerca de 2000 são parceiras ou prestadoras de serviços da Galp Energia –, Manuel Ferreira de Oliveira mostrou-se convicto que a colaboração é o caminho para «dar a volta a Portugal». Isto implica que as empresas partilhem objectivos, mas acima de tudo sejam competentes e perseverantes. «O que acontece em muitos processos de adjudicação é que, convencidas de que vão ganhar, as empresas não aguçam o lápis e acabam por perder para as estrangeiras», alertou.

Avançar para o estrangeiro com uma grande empresa será, porém, apenas parte da aventura. Lembrando que Portugal é um mercado pequeno, Paulo Rosado da Outsystems defendeu que ir com um parceiro não é suficiente: «O peso e a influência dos grandes players nacionais no estrangeiro são reduzidos comparativamente à escala das empresas estrangeiras. Há muito trabalho a fazer depois disso». As parcerias estratégicas com empresas locais, «com uma rede de referência estabelecida», tornam-se por isso da maior importância.

Crucial é também a confiança entre os parceiros. Diálogo, qualidade, eficiência e partilha de valor são na opinião de Pedro Leandro, representante da Jerónimo Martins, a base das relações de parcerias bem sucedida, tendo as partes de assumir um «compromisso mútuo». Habituado a ter como parceiros de negócio pequenas empresas locais, o responsável pela marca Pingo Doce frisou que, nestas coisas, ser pequeno é uma vantagem: «A dimensão reduzida permite-vos adaptarem-se e mudar de rumo mais facilmente, bem como flexibilizar as estruturas para produzir com valor acrescentado».

Consulte as restantes intervenções feitas durante o 4.º Encontro da Rede:

Veja os vídeos do 4.º Encontro da Rede PME Inovação COTEC

Consulte o programa do 4.º Encontro da Rede PME Inovação

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo