Apresentação do estudo: “Empreendedorismo e Inovação nas PME em Portugal: A Rede PME Inovação COTEC”

O ISCTE e a COTEC apresentaram, a 12 de Fevereiro, os resultados do estudo “Empreendedorismo e Inovação nas PME em Portugal: A Rede PME Inovação COTEC”. Realizado pelo LINI (Lisbon Internet and Networks International Research Programme), este estudo procurou compreender o empreendedorismo e a inovação no seio das PME portuguesas.

De acordo com os resultados do estudo, no contexto das PME da Rede, o empreendedor inovador é um jovem adulto que cria a sua empresa por volta dos 30 anos (77,8%). Com habilitações ao nível do ensino superior, é alguém que começa por trabalhar por conta de outrem (75%) mas que acaba por avançar para o seu próprio projecto com vista, principalmente, à realização pessoal (76,7%).

No entanto, a criação bem sucedida da empresa não surge apenas da iniciativa e da capacidade de acção do indivíduo. Esta está estreitamente ligada aos factores de mercado, nomeadamente no que toca ao aproveitamento de oportunidades de negócio (43,3%) e às potencialidades das novas tecnologias (46,7%).

 

Para além de traçar o perfil do empreendedor e da cultura empreendedora, este estudo também se debruça sobre o perfil das empresas da Rede PME Inovação COTEC, bem como sobre a opinião dos líderes das PME acerca dos benefícios de pertencer à Rede. As principais vantagens enunciadas foram o estímulo à inovação (66,7%), o acesso a informação relevante (66,7%) e o maior reconhecimento social da empresa (63,3%). Também mereceram destaque a proximidade a outras startups e spin-offs (50%) e o melhor contacto com as inovações que surgem no seu sector de actividade (43,3%).

O estudo “Empreendedorismo e Inovação nas PME em Portugal: A Rede PME Inovação COTEC”, apresentado numa sessão que contou com a presença do Dr. Artur Santos Silva, Presidente da COTEC, e do Professor Luís Reto, Presidente do ISCTE, foi coordenado pelos professores Gustavo Cardoso e Victor Roldão.

Conheça o sumário executivo do estudo ou consulte o estudo na íntegra.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo