Publicado a 21 de Novembro de 2012

Bluepharma vence Prémio PME Inovação COTEC 2012

A Bluepharma - Indústria Farmacêutica, SA foi distinguida com o Prémio PME Inovação COTEC-BPI. O vencedor da edição de 2012 do Prémio foi anunciado durante o 6.º Encontro da Rede PME Inovação, que decorreu no dia 21 de Novembro.

© COTEC Portugal

 

Descrevendo o trajecto da Bluepharma desde a sua criação, há 11 anos, Paulo Barradas Rebelo, Presidente da empresa, justificou a atribuição do Prémio referindo a capacidade da empresa de estabelecer redes colaborativas como o seu principal factor de diferenciação. «A Bluepharma construiu a sua actividade nos princípios de inovação, qualidade, parcerias, internacionalização e investimento», afirmou ainda, no seu discurso depois de receber a distinção de "PME inovadora do ano de 2012".

A Bluepharma é uma empresa Farmacêutica, que se dedica à investigação e desenvolvimento, fabrico e comercialização de medicamentos. De capitais portugueses, com sede em Coimbra, iniciou a sua actividade em 2001, na sequência da aquisição de uma unidade industrial pertencente à multinacional Bayer.
A farmacêutica prevê um aumento do volume de negócios em 2012, atingindo 26 milhões de euros, 70% dos quais oriundos de exportação e, na sua larga maioria, resultantes de projectos do seu próprio laboratório de investigação, contando com 44 pessoas no seu departamento de I&D.

A empresa detém actualmente 7 patentes registadas e participa frequentemente em projectos de I&D com universidades portuguesas, tendo nos últimos anos promovido o lançamento de empresas que resultaram directamente dessa sinergia.


VISION BOX e WIT Software recebem menções honrosas
O júri do Prémio PME Inovação decidiu ainda atribuir duas menções honrosas às empresas VISION BOX - Soluções de Visão por Computador, SA e WIT Software, Consultoria e Software para a Internet Móvel, SA.

Vision Box
Com competências tecnológicas nos domínios da engenharia mecânica, design industrial, optoelectrónica e produção de software, a Vision Box actua em três áreas principais: 1) em soluções de identidade electrónica baseadas na recolha de dados biométricos (fundamentais para a implementação do Cartão do Cidadão e do Passaporte Electrónico), 2) em sistemas de Controlo Automático de Fronteiras (utilizados na verificação da identidade de cada passageiro através da análise automática de documentos de identificação, bem como o reconhecimento da íris, face ou impressões digitais), e 3) em soluções inteligentes de gestão de vídeo digital e gestão de sistemas de segurança.

Apostando numa estratégia de crescimento fortemente baseada na exportação, cujo rácio já ultrapassa os 80% da facturação, a Vision-Box está hoje presente em quase todos os países da Europa, com forte presença na América Latina, no Médio Oriente, em África e na Ásia.

WIT Software
A WIT Software, criada em 2001 como spin-off da Universidade de Coimbra, desenvolve software para os operadores de telecomunicações e serviços de internet móvel.

Nos últimos 5 anos tem tido um crescimento médio de 30% ao ano, e uma margem de EBITDA média superior a 35%. Com clientes também nos Estados Unidos e em África, fornece os 6 grupos de operadores móveis mais importantes da Europa: grupo Vodafone, grupo Telefónica, grupo Deuthsche Telekom, grupo Orange-France Telecom, grupo Telia Sonera e a Telecom Italia.

No início de 2012, a WIT foi seleccionada pela associação GSMA como o Official Provider das aplicações joyn, que oferecem um novo serviço de comunicações integradas e serão lançadas pelos operadores GSM e fabricantes de telemóveis a partir de 2013/2014.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo