Publicado a 30 de Outubro de 2013

Bosch e Peugeot Citroën desenvolvem inovações para optimizar a autonomia e a segurança dos veículos

A Bosch e a PSA Peugeot Citroën estão a cooperar, em conjunto com outros parceiros, no projecto de pesquisa OpEneR (Optimal Energy Consumption and Recovery), destinado a aumentar a autonomia dos futuros veículos híbridos e eléctricos e optimizar a segurança e o conforto dos condutores.

O OpEneR insere-se na política «Green Cars initiative» da Comissão Europeia, com parceiros do sector industrial e do mundo académico. Actualmente, são cinco os parceiros agrupados em torno deste projecto de investigação: Bosch - Associado da COTEC Portugal -, AVL List e PSA Peugeot Citroën, em termos industriais, e o Centro de Investigação de Karlsruhe (Alemanha) e o Instituto de Pesquisa sobre Tecnologias Automóveis da Galiza (Espanha).

Duas das novas tecnologias desenvolvidas para o projecto OpEneR estarão disponíveis para todos os tipos de motorizações (gasolina, diesel, híbridos e eléctricos):

  • Dados topográficos que oferecerem ao condutor uma «visão» alargada da estrada
  • Nova função de captação de dados para optimizar a segurança e o conforto do veículo

O projecto OpEneR incorpora dados de navegação para adaptação previsível da condução. A visão do condutor é consideravelmente ampliada, fornecendo-lhe uma pré-visualização da estrada, com base em dados topográficos tais como declives, raios de viragem e dados sobre a infra-estrutura, com indicação dos painéis de sinalização e de velocidades máximas.

Esta inovação oferece ganhos em termos de eficácia, com uma economia de energia que pode chegar aos 15%: graças à pré-visualização do trajecto, o sistema de gestão do motor executa um cálculo dinâmico da energia requerida pelos motores eléctricos.

Sensores de assistência à condução e de segurança, tais como a câmara de vídeo e radares, utilizados na detecção de objectos, viaturas, peões, reconhecimento dos painéis sinalizadores, contribuem, igualmente, para a redução dos consumos.

Com esta inovação, e tendo em conta o percurso a realizar, um sistema de cálculo determina a futura curva de velocidade do veículo, através da integração de dados, muito antes de se descrever a próxima curva. A função registada do controlador inteligente de velocidade (Adaptive Cruise Control) regula automaticamente a velocidade do veículo e trava na aproximação às curvas, nas entradas das localidades e para os limites de velocidade, bem como na presença de obstáculos e veículos que circulem mais lentamente. Esta função converte-se num ganho em termos de conforto e de segurança para o condutor, que assim se pode concentrar na condução e no tráfego.

Para além das suas duas novas inovações, o projecto OpEneR permite, igualmente, que o condutor reduza o consumo energético em rodagem livre, através da recuperação de energia de travagem para veículos híbridos e eléctricos. Nos testes realizados até à data registaram-se reduções nos consumos entre os 10% e os 15%, em condições reais e com perfis variados de rotas. Para alcançarem estes resultados, os dois parceiros desenvolveram três inovações tecnológicas:

  • uma mecânica eléctrica baseada em duas máquinas eléctricas, disponibilizando quatro rodas motrizes para uma condução sem emissões de CO2;
  • o Stop & Start de nova geração para disponibilizar uma condução em roda livre;
  • a travagem ESP® para permitir a recuperação da energia da travagem e recarregar a bateria, acompanhada de um iBooster, que permite a ampliação da força da travagem em vazio.
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