Publicado em 20 de Março de 2014

Caixa Geral de Depósitos vai apoiar o Programa COHiTEC

A Caixa Geral de Depósitos anunciou no passado dia 10 de Março, no âmbito da conferência de lançamento do 'Prémio Caixa Empreendedor', que irá financiar o Programa COHiTEC, bem como os melhores projectos resultantes desta iniciativa de comercialização de novas tecnologias, organizada pela COTEC Portugal.

© COTEC

 

O financiamento ao Programa COHiTEC insere-se na visão estratégica do Banco, que pretende «associar-se a programas catalisadores» para fomentar a inovação, o que só é possível «quando se junta o capital, o conhecimento, o espírito empreendedor e o ecossistema adequado», considerou José de Matos, Presidente da Comissão Executiva da CGD.

No total, a Caixa investirá 6 milhões de euros durante quatro anos em duas iniciativas de aceleração de startups: o Programa COHiTEC, organizado pela COTEC Portugal em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a North Carolina State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL, e o BGI - Building Global Innovators, que resulta de uma parceria do ISCTE-IUL com o MIT Portugal.

Segundo Stephan Morais, Administrador-Executivo da Caixa Capital, tanto o Programa COHiTEC como o BGI são «programas muito exigentes e apertados», o que justifica a extensão do apoio da CGD ao COHiTEC, «que tem uma especialização na área das ciências da vida».

Já Pedro Vilarinho, Director do Programa COHiTEC, considerou que o «dinheiro disponibilizado pela CGD para o arranque é muito importante, mas depois é preciso continuar», pois “na área em que o COHiTEC actua se queremos ter empresas de grande dimensão é necessário mais investimento».

Criado em 2004, o Programa COHiTEC é uma acção de formação em comercialização de tecnologias, que visa apoiar a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D através da criação de empresas de base tecnológica e vocação global. Até à data, o Programa apoiou 123 projectos de base tecnológica, que resultaram em 23 empresas, 8 das quais continuaram o processo de aceleração com a COTEC Portugal.

Mais informações sobre o Programa COHiTEC aqui

Siga o COHiTEC no Facebook aqui

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo