Publicado a 23 de setembro de 2015

Candidaturas ao Prémio Produto Inovação COTEC-NORS abertas até 26 de outubro

A COTEC Portugal e a NORS voltam a lançar o Prémio Produto Inovação, encontrando-se o período de candidaturas a decorrer até dia 26 de outubro. O prémio distingue produtos inovadores – bens ou serviços – dirigidos a mercados globais, que tenham sido desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras a operar em Portugal.

© COTEC Portugal

 

A edição de 2015 do Prémio Produto Inovação COTEC-NORS arrancou dia 23 de Setembro e o vencedor será conhecido e receberá o Prémio por parte do Presidente da República no dia 27 de novembro, no 12.º Encontro Nacional de Inovação COTEC.

Os produtos candidatos devem resultar da actividade consistente e continuada de inovação empresarial levada a cabo em Portugal, sendo também condição de elegibilidade para atribuição do Prémio que os produtos se dirijam a mercados globais e não estejam a ser comercializados há mais de cinco anos.

Fazem parte dos critérios avaliados pelo Júri as características inovadoras que distinguem o produto, a sua inserção numa estratégia global de inovação da empresa, a sua viabilidade económica e sustentabilidade ambiental, bem como a adequação das formas de proteção do conhecimento sobre o qual o desenvolvimento e a comercialização do produto assentam.

Ao promoverem este Prémio, a COTEC e a NORS cumprem o objetivo de dar a conhecer exemplos inovadores de excelência e reconhecem referências positivas para o restante tecido empresarial nacional.

Daniel Bessa, Diretor-Geral da COTEC Portugal, sublinha que «A competição é global e, nela, terão de competir as nossas empresas, grandes e pequenas, cada uma com os seus produtos. O Prémio Produto Inovação COTEC-NORS pretende distinguir um produto e, com ele, uma empresa, cuja competitividade assente no conhecimento, na tecnologia, no design, ancorados na qualidade dos seus processos internos de I&D e, em termo mais gerais, de gestão da inovação. Num mundo onde há cada vez menos milagres, dificilmente haverá um produto vencedor que não assente em processos exigentes, e continuados.».

Por seu lado, Tomás Jervell, CEO do Grupo Nors, refere, a propósito deste patrocínio que «Na génese do Prémio Produto Inovação COTEC-NORS existe muito do que é o ADN da Nors – foco no know how, qualidade, talento e valorização do mérito, excelência de produtos e serviços, assim como uma constante aposta na inovação. Foi por isso muito natural para nós dar continuidade a esta associação à COTEC para o Prémio Produto Inovação, pelo importante objetivo de reconhecimento dos melhores exemplos de inovação e excelência.»

Desde a sua primeira edição em 2008, o Prémio Produto Inovação já distinguiu vinte e cinco projetos inovadores. No ano passado, o Prémio Produto Inovação COTEC-NORS foi atribuído à Vortal next> e a menção honrosa à Lemon Jelly.

Saiba mais sobre este prémio aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo