Publicada a 1 de março de 2016

Celoplás e Vision-Box galardoadas com Prémio PME Inovação COTEC-BPI

A Celoplás e a Vision-Box® foram distinguidas pelo Prémio PME Inovação COTEC-BPI como sendo as PME mais inovadoras de 2014, tendo em consideração a sua actividade fortemente baseada em inovação, com elevada vertente exportadora e geradora de resultados económicos de marcada expressão. A BERD foi também distinguida pelo seu cariz inovador, tendo recebido uma menção honrosa.

© COTEC Portugal

 

Foi no decorrer do 11.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que teve lugar no dia 26 de Fevereiro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, que foram conhecidas as PME vencedoras do ano de 2014 do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público.

Celoplás e Vision-Box®, inovação com vocação exportadora

Celoplás - Plásticos para a Indústria, SA

Criada em 1989 no distrito de Braga, a Celoplás dedica-se à concepção, desenvolvimento e produção de moldes e componentes de elevada precisão pelo processo de moldação por injecção para as indústrias eléctrica, electrónica, automóvel e, mais recentemente, para o sector da saúde. A empresa possui 150 colaboradores, tendo facturado 23 milhões de euros em 2013, sendo que mais de 95% da sua produção se destina directa e indirectamente à exportação para países Europeus, como Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Hungria, Suécia, Bulgária, bem como outros países, nomeadamente: Brasil, África do Sul, Turquia, Índia ou China. Empresas como Tyco, Bosch, Yazaki, Daimler, Denso, Leica, Browning, Ideal Standard, Visteon ou Preh utilizam componentes produzidos pela Celoplás. A empresa desenvolve toda a sua actividade de acordo com os sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Inovação, possuindo também fortes ligações ao meio académico, no qual se destacam as colaborações com as Universidades de Coimbra (IPN), do Porto (DEMEc e INEGI) e do Minho, onde a Celoplás foi fundadora do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP). Projectos de IDI nos quais a empresa apostou incluem o desenvolvimento, concepção e fabrico de componentes à escala micro (ex. micro conectores de fibras ópticas), assim como o desenvolvimento de dispositivos para aplicações médicas utilizando materiais poliméricos.

 



Vision-Box® - Soluções de Visão por Computador, SA

Fundada em 2001 por investigadores do INETI, a Vision-Box® é líder na oferta de soluções de controlo automatizado de fronteiras e de gestão de identidade electrónica, tendo implementado mais de 3.000 soluções inovadoras em 5 continentes, e somando 90% da quota de mercado da automatização de fronteiras a nível europeu e 30% a nível mundial. No total, governos, autoridades fronteiriças e aeroportos de 150 países aderiram às soluções da Vision‑Box®. A empresa possui três principais áreas de actuação: Soluções de Controlo Automatizado de Fronteiras, Soluções de gestão de identidade e Soluções inteligentes de gestão de vídeo digital e gestão de sistemas de segurança. Enquanto a primeira área se centra na melhoria de processos de identificação de pessoas, tornando-os mais rápidos, seguros e eficientes, as soluções de gestão de identidade gerem o ciclo de vida dos documentos de identificação electrónica. Por fim, a terceira área oferece soluções inteligentes de videovigilância, controlo de acessos e identificação de veículos e objectos, entre outras. Sedeada em Lisboa, a Vision-Box® encontra-se em expansão pelo mundo, tendo presença em países como Reino Unido, Alemanha, Brasil, EUA, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Austrália.




BERD distinguida com menção honrosa

A BERD - Projecto, Investigação e Engenharia de Pontes tem origem em investigação iniciada em 1994 sobre sistemas de pré-esforço inspirados na estrutura do músculo humano. Da cooperação com a Mota-Engil e com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na fase de pré-constituição da empresa resultou a aplicação de conceitos como a compensação de cargas à construção de pontes e o desenvolvimento de protótipos à escala real, revolucionando a forma de construção dos cimbres. Fundada no Porto em 2006, a BERD dedica-se à engenharia de métodos construtivos de pontes e viadutos. A empresa trabalha com dois modelos de negócio: aluguer ou venda de máquinas que suportam os vários elementos durante a construção até a sua efectiva consolidação e prestação de serviços de apoio de engenharia para estudos técnicos em projectos com características especiais. 

 

 

 

 Saiba mais sobre o Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo