CEO Dialogue 2016 – O poder da transformação digital
Publicado a 25 de outubro de 2016

A transformação digital não é uma opção, mas uma condição de sobrevivência e competitividade

Decorreu em Lisboa, no passado dia 21 de outubro, o encontro “CEO Dialogue 2016 – O poder da transformação digital”, organizado pela COTEC em parceria com o seu associado Nokia. O evento contou com a participação de líderes empresariais de muitas empresas e grupos económicos nacionais e internacionais, bem como de decisores públicos e académicos.


A conferência foi aberta pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que destacou a responsabilidade do governo em «favorecer um ecossistema que desenvolva a inovação». Segundo Augusto Santos Silva este apoio pode ser concedido «no plano europeu, avançando tão depressa quanto possível com o mercado único digital e, no plano nacional, através do Plano Nacional de Reformas em conjunto com um sistema coerente de incentivos». Sublinhou, a este propósito, o papel da COTEC na dinamização da colaboração entre as empresas e a sua contribuição para o programa i4.0.

Reunindo mais de cento e cinquenta líderes empresariais de diversos sectores da economia, o encontro contou com as intervenções de Markus Borchert, Presidente da DIGITALEUROPE e de Sanjay Kamat, managing partner da Bell Labs.

O debate do primeiro painel foi subordinado ao tema da “construção de uma infraestruturapara uma economia em tempo real” e contou com a moderação do jornalista Paulo Ferreira. Para além de Markus Borchert, participaram João Picoito (Vice-Presidente do Mercado do Sul e Este Europeu da NOKIA), Mário Vaz (CEO da Vodafone Portugal) e Paulo Neves (CEO da PT Portugal). O segundo painel, dedicado a debater “como a transformação digital irá impactar os sectores económicos”, reuniu Fernando Sousa (Administrador da CEI), Francisco Pedro Balsemão (CEO do Grupo Impresa), João Pereira Coutinho (Presidente do Grupo SGC), Tiago Lopes Farias (Presidente da Carris/Metro/Transtejo) e Sanjay Kamat, com a moderação do jornalista José Alberto Carvalho.



Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, participou no evento através de uma mensagem vídeo, na qual destacou as oportunidades que digitalização irá trazer às indústrias, indicando estimativas que apontam para receitas anuais para a indústria europeia, nos próximos 5 anos, de 110 mil milhões de euros decorrentes da digitalização de produtos e serviços. Lembrou que a Rede 5G, anunciada pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, poderá criar dois milhões de postos de trabalho ao longo da próxima década.

Na sessão de encerramento, Francisco de Lacerda, Presidente da Direcção da COTEC Portugal, sublinhou que «para as empresas que querem actuar hoje num mercado global a transformação digital não é uma opção mas uma condição necessária à sua sobrevivência e competitividade». E acrescentou que o papel da COTEC Portugal é por isso também o de «estimular esse debate alargado, entre líderes empresariais, académicos e poderes públicos».

As conclusões do encontro “CEO Dialogue – O poder da transformação digital” serão entregues em Bruxelas até ao final do ano.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo