Publicado a 06 de julho de 2016

“Cimentar” a cooperação na inovação

A COTEC organizou mais uma edição do Dia da Associada, tendo o Grupo SECIL como anfitrião da iniciativa. Num formato open day, os 60 participantes de 40 empresas associadas COTEC tiveram oportunidade de partilhar conhecimento, trocar experiências de inovação e de identificar oportunidades de cooperação.

De reconhecida importância para a economia nacional, o Grupo SECIL é também uma referência na capacidade de inovação nacional. Em 1930, ao substituir dois fornos verticais instalados em 1904, por dois fornos horizontais rotativos, a Secil concretizou a sua primeira grande inovação tecnológica, a qual permitiu passar de uma capacidade de produção de 10 000 para 80 000 toneladas por ano. Atualmente o Grupo SECIL encontra-se presente em diferentes geografias, nomeadamente Portugal, Holanda, Tunísia, Líbano, Angola, Cabo Verde e Brasil, as quais contribuíram em 2015 com um volume de negócios de 479 milhões de euros.

A sessão iniciou com uma breve apresentação do Grupo, feita pelo seu CEO, Gonçalo Salazar Leite, destacando os vários exemplos de implementação da inovação em curso no Grupo, nomeadamente no processo (no sentido de garantir a produção de cimento de forma sustentável, melhorando níveis de subprodutos e de eficiência energética, de procura de combustíveis alternativos, ou respeito pela biodiversidade) e no de produto, no caso das argamassas e betão, demonstrando simbiose harmoniosa na prática da sua atividade económica com práticas de sustentabilidade e proteção ambiental.

132

Esta iniciativa é a materialização do âmbito e missão da COTEC, para Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, «a missão da COTEC é colocar as empresas em contacto, tendo a cooperação como ingrediente principal da inovação. Cooperação no capital humano, cooperação no conhecimento e cooperação no apoio técnico. A cooperação ajudará sempre a intensificar a inovação que dá resposta aos desafios diários das nossas empresas», afirmou.

«Para a SECIL, a inovação é crucial para se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo. As redes de cooperação com outras empresas e instituições de investigação favorecem a construção de soluções inovadoras para os nossos processos e produtos, melhorando o desempenho de todos os envolvidos. O Dia SECIL - COTEC foi uma excelente oportunidade de expor muitos dos resultados do esforço de inovação na SECIL e de estabelecer novas ligações para o futuro», defendeu o CEO do Grupo SECIL, Gonçalo Salazar Leite.

Consulte a agenda da Sessão.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo