Publicada a 4 de julho de 2016

Círculo da Inovação vai juntar inovadores e influenciadores

O “Círculo da Inovação”, uma iniciativa da NOS e do grupo Impresa que junta inovadores e influenciadores tem por objetivo debater os grandes temas que envolvem o processo de inovação nas empresas, com uma nova geração de gestores portugueses.

 Noticia_circulo da inovacao.jpg

A apresentação da iniciativa que decorreu no dia 29 de julho, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No âmbito deste “Círculo da Inovação” foram selecionados 100 jovens talentos, uma nova geração de gestores portugueses que fazem a diferença nas suas organizações. Com base na sua visão e nos seus contributos, serão discutidos cinco grandes temas considerados estruturais para as empresas, assumindo a inovação enquanto prioridade para o desenvolvimento empresarial e do País.

Os 100 escolhidos serão divididos pelas cinco categorias, ‘Gerir e criar talento’, ‘Digitalizar’, ‘Trabalhar em rede’, ‘Foco no consumidor’ e ‘Subir na Cadeia de Valor’ que, ao longo dos próximos meses, vão dar o mote a debates multidisciplinares, estimulando a criação de novas respostas e soluções inovadoras.

Esta aproximação ao universo das PME e startups, juntando inovadores e influenciadores, é também uma das características distintivas desta iniciativa que pretende também projetar o talento nacional e mostrar os novos profissionais como agentes de mudança dentro das organizações.

O evento de apresentação teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, com a presença do Presidente da República. Na sua intervenção Marcelo Rebelo de Sousa destacou a necessidade de mudança face ao futuro do país, equiparando o processo de inovação aos desafios que o país enfrenta atualmente: «Conseguir não parar de inovar é a chave do êxito». «É preciso repensar o país numa Europa tão inesperadamente nova, que todos os dias nos coloca desafios diferentes. Esse é o desafio de Portugal e dos portugueses», disse. Da mesma forma, deixou uma mensagem aos 100 jovens selecionados, alertando para a sua responsabilidade, mas lembrando a importância de não perder o afeto e a inteligência emocional, fundamental na política e nas empresas. «O papel da NOS e da Impresa é que o vosso testemunho chegue a todos, e seja catalisador de mudança. O país precisa de coisas novas», reforçou.

Miguel Almeida, CEO da NOS, fez a abertura deste primeiro evento do “Círculo da Inovação”, enquadrando a criação deste projeto no compromisso e na vontade da NOS em contribuir ativamente para o reforço do tecido empresarial português e para o desenvolvimento da economia nacional. «Não basta ter uma perspetiva comum sobre a inovação. É preciso colocá-la ao serviço das empresas e dos cidadãos. É isso que procuramos fazer na NOS», afirmou o responsável.

Por seu lado, João Ricardo Moreira, Administrador da NOS Comunicações, explicou a dinâmica da iniciativa e as suas mais valias para as empresas, pessoas envolvidas e para o país afirmando «Fazer os profissionais superarem-se, fazê-los crescer, criar ambientes propícios ao seu desenvolvimento, são dos maiores desafios que se colocam às empresas portuguesas».

Sarah Harmon, Head of Spain and Portugal Linkedin Talent Solutions, encerrou o evento, com uma abordagem sobre os principais desafios de inovação nas empresas e o papel do digital, lembrando que a aposta na atração de talento é essencial às organizações para conseguirem dar continuidade ao processo de inovação.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo