COHiTEC 2010 e Act em Roadshow

A COTEC Portugal e a Caixa Capital vão realizar Sessões de Apresentação das suas iniciativas nas áreas de valorização do conhecimento e financiamento da criatividade empresarial. Estas terão lugar em universidades e institutos localizadas em Aveiro, Lisboa, Coimbra, Porto e Guimarães, durante os meses de Novembro e Dezembro.

O Programa COHiTEC é uma acção de formação na área da comercialização de tecnologias e tem por objectivos:
(i) induzir nos participantes as competências necessárias para a avaliação de tecnologias com potencial para gerar startups high-tech / high-growth;
(ii) avaliar as oportunidades de negócio que podem ser criadas a partir de produtos, processos ou serviços suportados por tecnologias propostas por investigadores de instituições de I&D nacionais.

Em 2010, o Programa decorrerá entre Março e Julho e será realizado em torno de dois pólos centrados em duas Escolas de Gestão: EGP-UPBS (Porto) e ISCTE (Lisboa).

O Act (Acelerador de Comercialização de Tecnologias) é uma iniciativa da COTEC que tem por objectivo apoiar investigadores na transformação de conhecimento em valor económico quer através da criação de empresas de base tecnológica de médio e elevado potencial de crescimento quer do licenciamento de tecnologias. O Act oferece uma solução integrada que compreende as diferentes fases do processo de comercialização de tecnologias, desde a ideia até ao mercado. O Act fornece serviços específicos para apoiar os promotores na criação de valor (como o Programa COHiTEC), facilita o acesso a financiamento para as diferentes fases de desenvolvimento dos projectos (como, por exemplo, ao Fundo ACTec, gerido pela Inovcapital) e colabora com os promotores na atracção de investidores para o lançamento dos seus projectos no mercado.
O Caixa Empreender + tem como objectivo enquadrar a participação do grupo Caixa num conjunto de iniciativas de apoio e resposta a fluxos e dinâmicas de criatividade empresarial com incidência na criação de riqueza e bem-estar, e contempla as seguintes dimensões:

  • Espírito Empreendedor: Disseminação de novos valores culturais na sociedade, associados à capacidade de iniciativa, criatividade, arrojo e trabalho em equipa;
  • Iniciativa Empresarial: Estímulo à assumpção do risco, ao raciocínio estruturado, à capacidade de interacção e mobilização de terceiros em prol de práticas inovadoras;
  • Estruturas de Dinamização: Estabelecimento de ecossistemas, redes e outro tipo de plataformas que induzam o surgimento de empresas e o desenvolvimento de negócios;
  • Financiamento de Projectos: Oferta de instrumentos de dívida e capital, cuja abrangência seja determinada em função do perfil qualitativo dos negócios.

Se o seu trabalho de investigação lhe deu uma ideia que pode originar uma oportunidade de negócio inscreva-se nas Sessões de Apresentação em www.cohitec.com.

Caso já conheça o Programa COHiTEC e pretenda candidatar-se, deverá preencher o formulário de candidatura e enviá-lo para cohitec@cotec.pt até ao dia 22 de Janeiro de 2010.

Conheça as datas de realização das Sessões de Apresentação

Saiba mais sobre o Act da COTEC e o Programa COHiTEC

Para mais informações sobre o Caixa Empreender + visite www.caixaempreendermais.pt

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo