Publicado em 6 de Março de 2015

COHiTEC 2015 arranca com 16 novos projectos de base tecnológica

A edição de 2015 do Programa COHiTEC da COTEC Portugal arrancou nos passados dias 3 e 5 de Março, com a realização de duas sessões inaugurais, que decorreram no Porto e em Lisboa, e nas quais participaram os 16 projectos de base tecnológica seleccionados.

© COTEC

 

Durante quatro meses, 16 equipas, seleccionadas entre 35 candidaturas, irão avaliar o potencial comercial de tecnologias desenvolvidas em instituições de I&D nacionais e elaborar um projecto de negócios para as suas ideias. No total, serão 50 investigadores, 13 estudantes de pós-graduação em gestão e 32 mentores, que terão em mãos projectos provenientes das seguintes áreas científicas: ciências da vida, biotecnologia, tecnologias industriais e energias limpas.

As tecnologias participantes são originárias das universidades de Aveiro (Departamentos de Biologia e Engenharia Mecânica), Coimbra (Centro de Neurociências e Biologia Celular), Évora (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas), ISCTE-IUL (Instituto de Telecomunicações), Lisboa (Instituto Superior Técnico, Faculdades de Ciências, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária e Instituto de Medicina Molecular) e Porto (Faculdade de Engenharia, INESC TEC e I3S). Há ainda três equipas que participam a título individual.

Criado em 2004, o Programa COHiTEC é uma iniciativa que visa apoiar a valorização de projectos de base tecnológica e promover a sua aproximação ao mercado, através de uma acção de formação em comercialização de tecnologias que permite aos investigadores participantes, com o apoio de docentes, mentores e estudantes de gestão, aferir a viabilidade comercial das suas tecnologias e desenhar um projecto de negócios.

Até à data, os projectos de negócio apoiados pelo COHiTEC deram origem a 25 empresas de base tecnológica e vocação global. Desde a sua criação em 2004, já participaram no Programa COHiTEC 136 projectos, num total de mais 600 participantes. O COHiTEC é realizado em parceria com a Porto Business School, o INDEG-IUL ISCTE Executive Education e as universidades norte-americanas Estadual da Carolina do Norte e de Brown, e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa Capital.

Mais informações sobre o Programa COHiTEC aqui

Siga o COHiTEC no Facebook aqui

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo