Publicado em 23 de Dezembro de 2013

COHiTEC apoia criação da startup ExtremoChem

O projecto InnovChem, que participou no Programa COHiTEC 2011, deu origem à empresa ExtremoChem, que irá desenvolver pequenas moléculas orgânicas com propriedades estabilizadoras de proteínas, obtidas exclusivamente por síntese química.

Os compostos desenvolvidos pela ExtremoChem irão ser usados para a estabilização de biofármacos, que são medicamentos instáveis à temperatura ambiente e que têm de ser sempre conservados entre 2ºC e 8 ºC. A estabilização dos biofármacos durante a sua distribuição e armazenamento permitirá evitar o recurso à cadeia de frio, que é utilizada actualmente, mas apresenta falhas que põem em risco a eficácia e segurança dos medicamentos, apresentando também custos elevados para a indústria farmacêutica.

Outra potencial aplicação dos compostos produzidos pela ExtremoChem é o seu uso durante a produção e/ou purificação de biomoléculas, diminuindo a sua degradação e aumentando deste modo o seu rendimento de obtenção.

A investigação que deu origem à ExtremoChem foi desenvolvida no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o seu plano de negócios foi desenvolvido pela equipa InnovChem durante o Programa COHiTEC 2011. Os promotores da empresa são os investigadores Christopher Maycock, Rita Ventura e Eva Lourenço.

O projecto recebeu posteriormente o apoio do Acelerador de Comercialização de Tecnologias da COTEC na obtenção de financiamento, sendo que a Associação apoiará também a fase de prova de conceito da tecnologia.

O Programa COHiTEC é uma acção de formação em comercialização de novas tecnologias, organizada pela COTEC Portugal e destinada a investigadores de instituições de I&D nacionais. Em 2014, o Programa decorrerá entre Março e Junho, estando as candidaturas abertas até ao dia 8 de Janeiro de 2014.

Mais informações sobre o Programa COHiTEC

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo