COHiTEC.Lisboa@ISCTE apresenta sete novos projectos

A COTEC Portugal realizou no passado dia 9 de Julho a Sessão de Encerramento do Programa COHiTEC em Lisboa. O evento decorreu no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (IUL), onde este ano foram apresentados sete projectos.

© ISCTE-IUL

 

«O trabalho que têm para mostrar, por muito meritório que seja – e que é – não pode ficar por aqui. É preciso ir mais longe porque ainda há muito trabalho a fazer», advertiu o Professor Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC, na abertura da sessão.

Também o Engenheiro Rui Ferreira, representante do ISCTE-IUL, defendeu que a passagem pela fase 1 do COHiTEC é apenas uma primeira etapa no percurso dos futuros empreendedores. E afirmou: «Este é o primeiro dia do resto das vossas vidas».


Valorização do conhecimento
Apoiar a criação de empresas de base tecnológica e com elevado potencial de crescimento é o objectivo principal do Programa COHITEC. Durante os 4 meses desta acção de formação, e de acordo com a metodologia TEC da North Carolina State University, os investigadores participantes juntam-se a estudantes e ex-estudantes de gestão, e a executivos para delinearem a base de um plano de negócios para as suas ideias.

«O COHiTEC ajuda a atravessar aquilo que é conhecido como o ‘vale da morte’», explicou o Professor Pedro Vilarinho, Coordenador do Programa, desenvolvendo que se trata de um hiato existente entre o desenvolvimento da tecnologia e o início da comercialização. Nesta tarefa, o Programa permite aos interessados em prosseguir para a criação de uma empresa entrar para a fase 2.

Aí, e com os projectos transformados em ‘empresas virtuais’, fazem-se as provas de conceito e tecnológica dos projectos, de modo a reduzir o risco de investimento nas startups. Para tal, os promotores contam com seis meses e um fundo de 75 mil euros – financiado pelo IAPMEI e gerido pela COTEC.


As ideias de 2009
Os projectos apresentados este ano no COHiTEC.Lisboa@ISCTE foram:

  • Acellera Therapeutics
  • GyroDrone
  • HASystems Tech
  • Pulmocure
  • Soft-Use
  • TechSuber
  • Tree Charge

 

O valor made in Portugal

«Era hábito pensar-se que um país pequeno não podia ter grandes feitos. Hoje começamos a perceber que essa condição é uma vantagem que torna os problemas menores e as oportunidades gigantescas», frisou o Dr. Carlos Melo Ribeiro, da Direcção da COTEC Portugal, reiterando que em qualquer lado se pode criar valor.

Ao apoiar a criação de empresas de base tecnológica e com elevado potencial de crescimento, o Programa COHITEC sempre procurou colaborar na mudança de mentalidade de que o nosso país necessita. «Quando o projecto COHITEC surgiu, vimos logo que era uma grande oportunidade para o ensino do empreendedorismo no qual, à semelhança da realidade, os participantes lidam com projectos e problemas reais e têm uma verdadeira experiência hands-on, observou o Dr. Charles Buchanan, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Na perspectiva do Dr. Telmo Vilela, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), estas e outras razões fazem do COHiTEC «o melhor programa de empreendedorismo em Portugal», e deixam o INPI «ansioso por colaborar no Programa».

 

O Professor José Paulo Esperança, do ISCTE-IUL, por seu lado, enalteceu a qualidade das apresentações dos projectos e rematou: «Não será, por certo, difícil conseguir investidores para estes projectos».

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo