Publicado a 26 de Junho de 2013

Comissão Europeia facilita procura de financiamentos europeus às PME

Em resposta à crescente dificuldade das PME para encontrar fundos e investidores, a Comissão Europeia alargou, no dia 25 de Junho, o portal único de acesso a financiamento europeu, através da inclusão do acesso aos fundos estruturais: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE).

Lançado no início de Maio de 2013, o portal online único para os instrumentos financeiros da União Europeia (UE) destinados às PME, centraliza agora todas as ofertas de financiamento, incluindo as que envolvem fundos estruturais, fornecendo informação simples, completa e actualizada sobre como os empreendedores e as PME podem aceder a mais de 100 biliões de euros de financiamento da UE, a partir de vários programas europeus.

Esta inclusão resulta na presença do dobro do número de bancos parceiros e de fundos que aumenta para mais de 1 000, reforçando esta fonte de informação vital para o financiamento das PME através de garantias, empréstimos e capital de risco.

Tal como o Comissário Europeu para a Política Regional, Johannes Hahn, explicou: «A UE também quer incentivar os Estados-Membros e as regiões a utilizar os instrumentos financeiros da UE, uma vez que estes podem aumentar o impacto da política de coesão. Tratam-se de catalisadores para investimentos cruciais necessários, que darão um impulso vital à economia europeia e à criação de empregos».

O acesso ao financiamento, aos empreendedores e à inovação pelas PME estão no centro da Estratégia UE2020 e dos seus principais instrumentos, Horizonte 2020 (H2020), COSME e Fundos regionais. Através da sua iniciativa emblemática H2020, a Comissão Europeia reconhece a necessidade de implementar novos instrumentos de financiamento para as empresas inovadoras e de alto crescimento. Só de 2011 a 2013, adianta a UE, «um terço das PME que recorreram ao crédito bancário viram os seus pedidos de empréstimo recusados».

Esta ferramenta foi criada para ajudar as PME a encontrar investimentos e apresentarem pedidos de financiamento, reagrupando todos os programas de apoio disponibilizados pela UE. O alargamento agora feito permitirá um acesso mais directo à informação e aconselhamento.

Aceda ao portal único de acesso ao financiamento europeu para PME aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo