Comissão Europeia lança prémio para entidades públicas inovadoras

A Comissão Europeia lançou um concurso para premiar o serviço público mais inovador da Europa. Os nove prémios previstos, de 100 000 euros cada, serão atribuídos a iniciativas públicas, já em práctica, bem sucedidas e que beneficiem os cidadãos, as empresas ou o sector de investigação e ensino. O objectivo do concurso é o de incentivar e destacar abordagens actuais à despesa pública, que representou, em média, metade do PIB da UE em 2010.

O concurso está aberto a entidades públicas estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num país associado ao programa-quadro de investigação da União. As iniciativas candidatas devem estar em curso, no mínimo, há um ano e, no máximo, há quatro anos. O prazo para entrega de candidaturas é 15 de fevereiro de 2013.

Não existe uma lista pré-definida de projectos que podem concorrer. Entre os serviços inovadores candidatos podem incluir-se o apoio a empreendedores rurais através de ferramentas de e-commerce, plataformas de redes de PME em fase de arranque; iniciativas destinadas a prestar assistência especial para idosos; transportes públicos ecológicos; novas abordagens à formação profissional ou que facilitem o espírito empresarial dos investigadores.

O concurso terá como júri um painel de especialistas em Administração Pública, do meio empresarial e do Ensino. Os vencedores do ‘Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública’ serão seleccionados com base em quatro critérios:

  • impacto económico da iniciativa; 
  • sua relevância para os desafios que a sociedade enfrenta; 
  • originalidade da ideia e facilidade de reprodução, e 
  • forma como o dinheiro do prémio seria aplicado.

Os vencedores deverão ser anunciados na primavera de 2013.

Mais informações em www.ec.europa.eu/admin-innovators ou através do contacto:

Michael Jennings: michael.jennings@ec.europa.eu | +32 229 633 88
Spokesperson, European Commission, DG Research & Innovation

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo