Publicado em 29 de Junho de 2011

Compact Advanced Electronics e Efapower EV QC50 vencem 4.ª edição do Prémio Produto Inovação

Na edição de 2011 do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, Compact Advanced Electronics e Efapower EV QC50 – desenvolvidos pelas empresas Bosch e Efacec, respectivamente – foram os produtos que receberam esta distinção.

© COTEC Portugal

 

O Compact Advanced Electronic (CAE), conhecido comercialmente em Portugal por “Sensor HDG”, foi desenvolvido pela Bosch Termotecnologia e consiste na primeira gama, a nível mundial, de esquentadores com modulação electrónica de gás sem ligação à rede eléctrica, ou seja, aparelhos que permitem a selecção digital da temperatura, alimentados electricamente apenas por um hidrogerador. A introdução deste produto corresponde à 3.ª geração de esquentadores atmosféricos a gás da gama Compact e permitiu à Bosch consolidar a posição de liderança tecnológica mundial nesta área, com um produto que se demarca em termos de: eficiência energética, robustez, conforto, redução dos custos de utilização (gás, água e electricidade), facilidade de utilização e compatibilidade com sistemas solares.

Criado pela Unidade de Negócio dos Transportes da Efacec Engenharia e Sistemas, o Efapower EV QC50 é um dos primeiros produtos existentes no mercado que permite efectuar o carregamento rápido de veículos eléctricos, um dos factores cruciais para minimizar os problemas associados à baixa autonomia dos veículos eléctricos. A Efacec resolveu apostar no desenvolvimento de um carregador com o standard CHAdeMO por ser actualmente o único que já está normalizado e aquele que equipa todos os veículos eléctricos capazes de aceitar carga rápida. Comercializado a nível internacional, o Efapower EV QC50 está a ser aplicado em Portugal no projecto MOBI.E.

Nesta edição foi também atribuída uma menção honrosa ao produto WindMETER, da FiberSensing - Sistemas Avançados de Monitorização. O WindMETER é um sistema completo para monitorização em serviço de pás de geradores eólicos. Recorrendo à tecnologia dos sensores de fibra óptica, este sistema permite a avaliação da condição estrutural e, simultaneamente, o controlo dinâmico do ângulo de ataque ao vento, contribuindo para a redução dos custos de manutenção e para o aumento da capacidade de produção. O WindMETER é particularmente adequado para a monitorização remota de geradores de elevada potência, como é o caso das turbinas off-shore.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo