Publicado a 12 de Dezembro de 2014

Comunidade de Prática COTEC reúne para discutir o tema da Gestão do Conhecimento nas organizações

No âmbito da actividade Comunidade de Prática de Gestão do Conhecimento da COTEC Portugal, realizaram-se nos dias 2 e 4 de Dezembro duas sessões de roadshow da CoP, nas instalações da AIDA (Aveiro) e da StartupBraga (Braga), respectivamente.

A área de intervenção da DIE - Dinamização da Inovação Empresarial da COTEC foi criada em 2008 para potenciar a gestão das actividades de inovação de forma mais sistemática e estruturada nas organizações. O tema da Gestão do Conhecimento insere-se precisamente numa abordagem mais completa e profunda do tema da gestão da inovação.

A complexidade e a importância deste tema levou a COTEC a constituir a Comunidade de Prática (CoP) para que as organizações do universo COTEC pudessem debater o assunto, partilhar práticas, dificuldades e resultados de gestão do conhecimento entre si. As duas sessões de roadshow que tiveram lugar em Aveiro e Braga são um estender disso mesmo, alargando a partilha da informação veiculada no seio das empresas membro da CoP a organizações externas.

Para além das intervenções de Ana Neves, que tem desenvolvido trabalho na área da gestão do conhecimento e é responsável pelo inquérito feito às empresas nacionais no âmbito da Gestão do Conhecimento, e de Isabel Caetano, Directora de Projectos na COTEC Portugal, as sessões contaram ainda com a partilha de práticas por parte das empresas PT Inovação, Playvest e Exatronic.

Com cerca de 40 participantes nas duas sessões, esta tratou-se de uma oportunidade de divulgação dos resultados atingidos no seio desta comunidade e de debate sobre a aplicação de processos de gestão do conhecimento. Os dois deliverables da CoP – Cartas de GC (Gestão do Conhecimento) e Ferramentas de GC: Principais critérios de selecção – foram apresentados e distribuídos aos participantes das sessões.

Foram ainda apresentadas algumas das conclusões do inquérito feito às empresas nacionais acerca da Gestão do Conhecimento, conduzido por Ana Neves. Os resultados desse inquérito mostraram que existem muitas empresas que não fazem gestão do conhecimento em Portugal. As principais dificuldades sentidas na implementação de processos para a prática da gestão do conhecimento dizem respeito aos recursos empregues, sobretudo associados às pessoas: falta de tempo, pouca experiência, falta de acompanhamento da gestão de topo, entre outros.

Fernando Paiva de Castro, Presidente da AIDA, e Humberto Ferreira Carlos, Administrador Executivo da InvestBraga, apresentaram as organizações anfitriãs. A AIDA é uma associação empresarial que apoia as empresas da região de Aveiro, visando o reforço da sua competitividade, a promoção da sua internacionalização, o incentivo do empreendedorismo e da formação profissional, contribuindo para o incremento do emprego e inclusão social. A InvestBraga é uma agência de dinamização económica que nasceu de uma já existente empresa de cariz municipal e tem como missão o desenvolvimento económico da região e a atracção de investimento exterior, pretendendo colocar Braga no radar internacional.

Constituída por 59 empresas e 92 membros, a CoP já realizou quatro sessões presenciais e seis online, para além das sessões de roadshow em Aveiro e Braga. Os principais temas abordados nestas sessões foram a gestão da mudança nas organizações, as ferramentas da gestão do conhecimento, as questões da propriedade intelectual, e do workplace innovation – como é que a partir de novas formas de trabalhar e de estruturar as empresas se consegue potenciar a inovação.

Conheça o programa das sessões de Aveiro e de Braga.

Saiba mais sobre a Comunidade de Práticas da COTEC.

Outras informações através do email cop@cotec.pt

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo