Publicada a 19 de fevereiro de 2016

Conheça as 50 empresas mais inovadoras do mundo

A Fast Company publicou no passado dia 16 de fevereiro a lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Nesta lista constam empresas como o BuzzFeed, que lidera o ranking, o Facebook, a Uber e o Netflix entre os cinco primeiros lugares. A Farfetch do português José Neves ocupa o lugar 23.

A norte-americana Fast Company, líder de media de negócios do mundo, com um foco editorial em inovação tecnológica, economia ética, liderança e design, pretende com o seu ranking anual mostrar «o que de melhor se faz em negócios ágeis e com impacto de inovação».

Em primeiro lugar da tabela surge a «inveja do mundo dos media», o Buzzfeed. Reconhecida por uma cultura «que abraça a constante mudança, permanecendo no entanto focada em métricas orientadas a dados» esta é a primeira vez que a Buzzfeed se encontra na lista das 50 empresas mais inovadoras desde 2013. Seis empresas conseguiram manter-se em 2015 e 2016 na lista, nomeadamente as Warby Parker, Apple, Alphabet (Google), Slack, Netflix e Facebook (Instagram).

Entre os distinguidos pela primeira vez em 2016 estão as marcas de consumo populares Taco Bell e Hasbro; grandes corporações como a CVS Health e a Bristol-Myers Squibb; as recém-chegadas Shyp e Robinhood; as empresas de retalho criativo Everlane, Shopify e Farfetch; as empresas de saúde mundial NovoCure e Noora Health; os líderes de entretenimento Sixteen String Jack Productions e Universal Studios; e as organizações Sama Group, Black Lives Matter, e Social Capital. Empresas já distinguidas no passado incluem as Airbnb, Spotify, GE, Fitbit, Uber, e Huawei.

Farfetch – a startup “unicórnio” da moda nas 50 empresas mais inovadoras do mundo

A plataforma de e-commerce que vende artigos de boutiques multimarca de todo o mundo foi incluída na lista das 50 empresas mais inovadoras por, segundo a avaliação feita pela Fast Company, três vantagens competitivas, nomeadamente, a confiança dos investidores, o crescimento contínuo e a «plataforma simplificada com a logística comprovada».

Fundada em Leça do Balio em 2008, a empresa de José Neves tem como principal desafio para este ano a «manutenção do alcance global e do serviço ao cliente através de vários países e expetativas de consumidores».

Uma possível entrada em bolsa, através de uma oferta pública inicial (IPO) e o crescimento das parcerias com designers na plataforma são as perspetivas da Fast Company para o único “unicórnio” português, ou seja, uma startup avaliada em pelo menos mil milhões de dólares.

A lista de 2016
Para produzir a lista de 2016, os editores da revista demoraram um ano inteiro a recolher e analisar dados sobre empresas de todo o mundo. Pela primeira vez, a Fast Company contou com a ajuda de um software da Quid, uma startup sediada em São Francisco, para criar mapas topográficos de inovação em mais de 40 setores da economia. «O pacote de este ano, que inclui listas top 10 em 27 sectores, enfatiza a importância de empresas com modelos de negócios ágeis, culturas de criatividade e capacidade de adaptação no mundo acelerado de hoje», afirmou o editor Robert Safian.

Conheça a lista completa das empresas mais inovadoras do mundo.


Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo