Publicado a 02 de Julho de 2014 (última actualização em 2014-07-03)

Conheça os projectos de 2014 do Programa COHiTEC

No passado dia 1 de Julho foram apresentados os 15 projectos de negócio de base tecnológica que concluíram a edição de 2014 do Programa COHiTEC, na PBS - Porto Business School, em Matosinhos. Um fármaco para impedir a progressão de Alzheimer, um kit para despiste das causas genéticas da infertilidade masculina, e um produto para a geração e armazenamento de energia através do esforço humano foram algumas das ideias de negócio apresentadas.

© COTEC Portugal

 

Os projectos de 2014
Conheça os projectos que participaram na edição de 2014 do programa COHiTEC:

 

BIOreACT: Fazendo células reagir (Universidade do Minho - Grupo de Investigação 3B's): Sistema inovador para cultura celular 3D, com aplicações em áreas como células estaminais, engenharia de tecidos e descoberta de fármacos.

A equipa BIOreACT pretende providenciar um kit para as áreas da investigação científica e farmacêutica, que enfrentam o desafio do desenvolvimento de novos dispositivos de cultura celular 3D para aplicações como células estaminais/engenharia de tecidos e descoberta de fármacos, tanto em condições estáticas como dinâmicas. O sistema possui duplas-câmaras interconectadas descartáveis, que estão adaptadas para mono- e co-culturas numa matriz 3D permitindo a inovação de testar dois cenários diferentes (por exemplo para fármacos) num ambiente 3D mais realista. O sistema pode ser usado de forma estática ou dinâmica, uma vez que as duplas-câmaras são adaptáveis a uma plataforma dinâmica comercializada separadamente. Além disto, pode ainda acrescentar-se um módulo de compressão simulando a pressão do peso às dupla-câmaras. O kit BIOreACT vai permitir ultrapassar as limitações dos ensaios celulares convencionais e simular o corpo humano na bancada do laboratório.

 

CARBOnFLUIDS: Fluidos Térmicos Avançados (Universidade de Aveiro): Fluido para equipamentos de transferência de calor, como por exemplo radiadores, com elevadas propriedades de transferência térmica e capacidade de customização.

Os equipamentos de transferência de calor – por exemplo, os radiadores – requerem um fluido para operar. Contudo, a eficiência destes dispositivos está sempre limitada pelas propriedades térmicas dos fluidos operantes. A equipa CARBOnFLUID desenvolveu o nFluid, um fluido capaz de aumentar a eficiência de equipamentos de transferência de calor em cerca de 18%. O nFLuid combina as propriedades das nanopartículas com a capacidade de escoamento dos fluidos, resultando num fluido com elevadas propriedades e com a capacidade de ser customizado consoante as necessidades. O mercado para esta tecnologia é enorme, desde sistemas solares térmicos a radiadores automóveis e à refrigeração de componentes electrónicos.

 

Charge2Change: Baterias de alta performance (Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico): Nova geração de baterias para empilhadores eléctricos, que possui 5 vezes mais ciclos de vida e carrega ao longo das pausas dos operadores (45 minutos) resultando numa poupança de 55% dos custos directos com baterias.

A bateria de chumbo-ácido equipa 99% dos 0,8 milhões de empilhadores eléctricos de hoje em dia. Esta bateria, embora seja a mais vendida mundialmente devido ao seu baixo preço, possui duas grandes desvantagens: tem apenas 2.000 ciclos de vida e necessita de 8 horas para carregar totalmente, obrigando os utilizadores de empilhadores a adquirir até 6 novas baterias ao longo tempo de vida útil dos veículos. A Charge2Change oferece uma nova geração de baterias que possui 5 vezes mais ciclos de vida e carrega ao longo das pausas dos operadores (45 minutos) resultando numa poupança de 55% dos custos directos com baterias.

 

CrystalSense Solutions: Padronizamos os seus sentidos (Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia): Dispositivo para identificação de microorganismos em feridas cirúrgicas de uma forma não invasiva e rápida.

Estima-se que cada pessoa sofre duas cirurgias na vida. Cerca de 10% das feridas cirúrgicas infectam, prejudicando o processo de cicatrização e aumentando o abuso de antibióticos. Cada paciente infectado tem um custo adicional de 3.000€. A detecção precoce de feridas infectadas é uma necessidade não atendida. A equipa CrystalSense Solutions propõe um dispositivo para identificação de microorganismos em feridas de uma forma não invasiva e rápida. O uso do nosso produto acelera o início de toma de antibiótico adequado e aumenta o processo de cicatrização em 20%, além de reduzir 3 vezes o risco de mortalidade e o custo de tratamento de cada doente infectado em 22%.

 

DG4Med: Jogos Digitais para Educação Médica (Universidade de Lisboa - Instituto de Medicina Molecular): Jogo digital para educação médica tirando partido de simulação de casos clínicos.

O DG4Med é um jogo sério que, tirando partido de simulação de casos clínicos, integra a investigação biomédica e a prática clínica. Está disponível numa plataforma online, com acesso a estatísticas de aprendizagem e recursos de social media, e foi desenvolvido com um software que permite criar novos casos clínicos de forma rápida e económica. O ensino de medicina precisa de alternativas face aos desafios que enfrenta para garantir o equilíbrio entre custos e qualidade. O DG4Med oferece conteúdos actualizados, num formato de ensino fácil de usar e atraente, com custos de implementação reduzidos.

 

InVita Sens: LEVDS - Diagnóstico Veterinário da Leishmaniose (Universidade do Porto - IBMC e Faculdade de Farmácia): Método de rastreio portátil inovador para diagnóstico serológico da doença leishmaniose em cães e seres humanos.

A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário, Leishmania, que afecta humanos e cães. Esta doença é endémica em 88 países, tais como Índia e Brasil, com uma incidência anual de cerca de 1,5 - 2 milhões de pessoas, sendo responsável pela morte anual de 50.000. Na bacia do Mediterrâneo e da América do Sul, a leishmaniose afecta cães, que são os principais reservatórios da doença, com uma incidência de 40%. Esses números são considerados subestimados devido às limitações dos testes de diagnóstico. A rápida identificação da doença é extremamente importante para controlar a sua propagação. Este projecto consiste em desenvolver e comercializar um método de rastreio portátil inovador para diagnóstico serológico da leishmaniose na totalidade dos cães e seres humanos.

 

KeepIt: Electricidade para todos (Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências): Produto para produção e armazenamento de energia através de esforço humano, ideal para países em desenvolvimento, onde o acesso à electricidade é limitado.

No mundo existem 1,3 mil milhões de pessoas sem acesso à electricidade. Isto implica que elas recorram a soluções pouco saudáveis e dispendiosas como o querosene. Ainda assim as suas actividades estão condicionadas pela presença do sol. A ausência de acesso à electricidade impede o progresso das regiões menos desenvolvidas do globo. O Keepit é um produto inovador e simples que permite a produção e armazenamento de energia através de esforço humano. Este produto duradouro, de fácil uso e não poluente fornece iluminação, carregamento de telemóvel e energia para outros pequenos aparelhos.

 

NANOINSPIRE: Soluções Terapêuticas à Escala Nano (Universidade de Coimbra - Centro de Neurociências e Biologia Celular): Gel regenerativo derivado de células estaminais que induz uma redução significativa do tempo de cura das feridas crónicas.

A equipa NANOINSPIRE produz nanovectores para terapias avançadas, cujas plataformas tecnológicas são capazes de entregar biomoléculas dentro de células, tecidos e organismos com grande eficiência. As aplicações terapêuticas desta tecnologia são direccionadas para a regeneração de tecidos, sendo a plataforma particularmente adequada ao tratamento de doenças vasculares e isquémicas que resultam de diabetes e doenças cardiovasculares. A solução que a NANOINSPIRE se encontra a desenvolver constitui uma opção terapêutica para pacientes com feridas crónicas dos membros inferiores que não respondam aos tratamentos convencionais. O produto desenvolvido é um gel regenerativo derivado de células estaminais que induz uma redução significativa do tempo de cura da ferida crónica, reduz o tempo e o custo associado aos tratamentos, e promove uma rápida recuperação da mobilidade e da qualidade de vida dos pacientes. Os testes animais realizados demonstram uma grande eficácia do produto.

 

NANOLIP: Soluções de co-encapsulação para combater o cancro (Universidade de Coimbra - Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Faculdade de Farmácia): Nanotecnologia não invasiva para administração de fármacos anticancerígenos. Permite veicular simultaneamente mais do que um fármaco, direccionando-os para o tumor e contornando possíveis mecanismos de resistência.

DRUGLIP é uma nanotecnologia não invasiva para administração de fármacos anticancerígenos. A modulação da sua composição permite veicular simultaneamente mais do que um fármaco, no mesmo nanotransportador, direccionando-os para o tumor e contornando possíveis mecanismos de resistência. As suas propriedades intrínsecas fazem deste nanossistema uma estratégia promissora no tratamento de cancros com elevadas taxas de insucesso, especificamente tumores cerebrais.

 

Nature's Tec: Tecnologia da Natureza (Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia): Solução biológica para obviar os efeitos ambientais negativos do molinato, um herbicida do arroz altamente eficaz.

A Nature’s Tec visa produzir uma solução biológica que irá ser utilizada para obviar os efeitos ambientais negativos do molinato (herbicida do arroz). O uso combinado da solução desenvolvida e do herbicida evita quer a contínua contaminação ambiental quer a abolição da comercialização do herbicida. Até agora, nenhum outro processo biocatalítico capaz de degradar o molinato foi implementado. A longo prazo, a Nature’s Tec prevê a produção de soluções biocatalíticas semelhantes para outros pesticidas.

 

Offshore Operation and Monitoring Solutions: Kraken - Braço Robótico Manipulador para Operações Offshore (WavEC): Kraken é um manipulador para veículos subaquáticos operados remotamente (ROVs) de baixo peso, com uma interface de um braço humano.

A equipa Offshore Operation and Monitoring Solutions apresenta o Kraken como um revolucionário manipulador semelhante a um braço humano para ROV (veículos subaquáticos operados remotamente) de baixo peso, com uma interface de um braço humano. Consiste num braço robótico acoplado com um sistema de fixação genérico que garante a estabilidade necessária durante a execução de trabalhos minuciosos. O Kraken é especialmente desenhado para a inspecção de estruturas offshore submersas e operações de manutenção, usualmente apenas acessíveis a ROVs de classe industrial e mergulhadores.

 

Polytech: Polímeros Antimicrobianos a revolucionar a saúde (Universidade do Porto - Faculdades de Medicina e Engenharia): A tecnologia CHPUR usa agentes antimicrobianos não convencionais para impedir a colonização microbiana de dispositivos médicos, por exemplo de cateteres.

Os dispositivos médicos contribuem de forma decisiva para o melhoramento dos cuidados de saúde. Certos dispositivos médicos, como por exemplo os cateteres, são facilmente colonizados por microrganismos patogénicos. As infecções associadas a dispositivos médicos implantados têm um impacto socioeconómico considerável, uma vez que envolvem terapêutica adicional e o prolongamento da hospitalização. A equipa Polytech desenvolveu a tecnologia CHPUR que usa agentes antimicrobianos não convencionais para impedir a colonização microbiana de dispositivos médicos.

 

SeaNCo: Do Mar para a sua Pele (Universidade do Minho - Grupo de Investigação 3B's): Produção de sistemas de polímeros de colagénio de origem marinha para aplicação na área biomédica, nomeadamente na cura de feridas.

O projecto SeaNCo propõe a produção de sistemas de polímeros de colagénio de origem marinha para aplicação na área biomédica, nomeadamente na cura de feridas. O colagénio é a proteína mais abundante no corpo humano e o principal material que constitui tecidos conectivos, como por exemplo a derme. O uso de colagénio no sector da saúde está a crescer, mas o uso de colagénio de origem marinha, que possui propriedades benéficas que não estão presentes em colagénio de outras origens (mamíferos terrestres), ainda não foi explorado. O projecto SeaNCo é o resultado do trabalho de uma equipa de investigação, parte do Grupo de Investigação 3B's - Universidade do Minho, que está na vanguarda da investigação desta área.

 

TransBarrier: Mudando o curso da doença de Alzheimer (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica): Desenvolvimento de um fármaco para prevenir a progressão da doença de Alzheimer, que permite a permeação da barreira hemato-encefálica bem como a inibição eficaz do mecanismo molecular da doença.

A equipa TransBarrier encontra-se a desenvolver o Secrix, um fármaco que visa prevenir a progressão da doença de Alzheimer e que tem o potencial para ser usado nos países mais desenvolvidos no tratamento de 6 milhões de doentes, que padecem da forma moderada da doença e onde a baixa qualidade de vida causada pela sua progressão atinge um impacto socioeconómico de 106 mil milhões de euros. Em oposição à medicação sintomática usada actualmente, este fármaco poderá permitir uma mudança efectiva da progressão da doença promovida pela sua capacidade de permear a barreira hemato-encefálica, bem como a de inibir o mecanismo molecular da doença.

 

whY: Microdelecções no cromossoma Y na infertilidade masculina (Universidade do Porto - Faculdade de Medicina e IBMC): Kit para detecção de uma das causas da infertilidade masculina, a existência de delecções no cromossoma Y que interferem no processo da espermatogénese.

A infertilidade masculina pode ser testada através de um teste genético, onde se verifica se faltam algumas regiões no cromossoma Y (delecções), que interferem no processo da espermatogénese. O objectivo da equipa whY é o de desenvolver um kit para utilização em laboratórios de diagnóstico, incluindo clínicas de reprodução medicamente assistida, para detectar a presença (ou ausência) destas regiões do cromossoma Y. A receita desenvolvida já demonstrou ser eficaz no diagnóstico de mais de 3.000 homens inférteis. Com este kit melhorado, que também detecta delecções parciais, este teste de diagnóstico é de fácil utilização, mesmo em laboratórios sem habilitações genéticas específicas.

 

Saiba mais sobre o Programa COHiTEC.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo