Publicado a 15 de julho de 2014 (última actualização em 2014-07-20)

Conheça os projectos de 2015 do Programa COHiTEC

No passado dia 14 de julho foram apresentados os 15 projectos de negócio de base tecnológica que concluíram a edição de 2015 do Programa COHiTEC, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Drones aquáticos de superfície com inteligência coletiva, um dispositivo médico para um diagnóstico mais rápido e preciso do enfarte agudo do miocárdio e um sistema de apoio à gestão das redes de abastecimento de água foram algumas das ideias de negócio apresentadas.

© COTEC Portugal

 

Os projectos de 2015
Conheça os projectos que participaram na edição de 2015 do programa COHiTEC:

 

AdaptTech: Tecnologias de Adaptação (AdaptTech)

Solução inteligente de adaptação para próteses dos membros inferiores, que é capaz de identificar problemas na interface coto-encaixe, avaliar o nível de adaptação e sugerir as modificações necessárias para maximizar o conforto dos pacientes amputados.

Faça download da apresentação do projecto AdaptTech

Anti-malarials: Prevenir a malária sem efeitos secundários (Universidade de Lisboa – Instituto de Medicina Molecular)

Novo profilático para a Malária composto por moléculas antioxidantes aprovadas para uso humano que atenuam os parasitas da malária. Os compostos utilizados são conhecidos por terem efeitos adversos muito reduzidos, tornando-os adequados para a prevenção de longa duração.

Faça download da apresentação do projecto Anti-malarials

   

B2S: Biomimetic Bone Solutions (Universidade do Porto – INEB - Instituto Nacional de Engenharia Biomédica)

Solução terapêutica para o tratamento da osteomielite, uma inflamação óssea que afeta 150 milhões de pessoas todos os anos. A solução desenvolvida permite melhorar a forma de tratamento da osteomielite, através da entrega de um antibiótico no local da infeção e do estímulo à formação de osso novo.

Faça download da apresentação do projecto B2S

   

bOptimum: bware of your costs, bsmart, bOptimum (Universidade de Aveiro)

Software de Suporte à Decisão que permite uma melhor gestão dos sistemas de abastecimento de água, poupando significativamente nos custos de operação destes sistemas. Utilizando um sistema de monitorização em tempo real acoplado a um modelo virtual da rede, o software é capaz de prever os consumos de água, detetar perdas e calcular as opções ótimas de controlo para todas as bombas e válvulas, garantindo os requisitos da rede.

Faça download da apresentação do projecto bOptimum

   

Cool/Digest: CoolMeat - aprecie um bom e tenro bife! (Universidade de Aveiro)

CoolMeat é uma enzima destinada aos produtores de carne que utilizam processos de amaciamento de carne. A enzima permite um processo alternativo de amaciamento da carne, que é altamente eficaz, seguro e permite um controlo do processo de amaciamento.

Faça download da apresentação do projecto Cool/Digest

   

DAILA: Diagnóstico Precoce do HIV (Equipa sem afiliação)

Desenvolvimento de um dispositivo médico que visa diagnosticar a infecção por HIV de forma precoce, rápida e simples.

Faça download da apresentação do projecto DAILA

   

InovCarbon: Materiais nanoporosos projetados para si (Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências/EngiScience)

Transformação de diferentes tipos de resíduos de biomassa em carvões ativados para remoção de compostos tóxicos em produtos alimentares, água potável e produtos farmacêuticos, aumentando a qualidade dos produtos purificados.

Faça download da apresentação do projecto InovCarbon

   

MDID: Molecular Diagnostics for Infectious Diseases (Universidade de Lisboa – Faculdade de Medicina Veterinária e Instituto de Medicina Molecular)

Criação de um laboratório para deteção e identificação de microrganismos patogénicos e da resistência aos antimicrobianos diretamente a partir de amostras biológicas humanas em menos de 24h.

Faça download da apresentação do projecto MDID

   

MedInfusion: Providenciar uma viagem segura durante a anestesia (Universidade do Porto – INESC TEC e Faculdade de Engenharia)

Dispositivo médico que apoia os anestesistas no processo de infusão da anestesia, através de um método adaptativo único capaz de customizar o processo de infusão para ajustar a dose de anestesia às necessidades reais de cada paciente, em cada cirurgia.

Faça download da apresentação do projecto MedInfusion

   

MicroTec Intelligent Food: Proteína Universal para suplementos (Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico/Laboratório Nacional de Energia e Geologia)

Novo processo de cultivo de microalgas que permite extrair, com elevada produtividade, uma proteína biológica, com sabor neutro e sem glúten, com aplicações potenciais na indústria nutracêutica, especificamente nos suplementos de nutrição desportiva.

Faça download da apresentação do projecto MicroTec Intelligent Food

   

NanoPlex: Combater o cancro com nanomedicina inteligente (Universidade de Lisboa – Faculdade de Farmácia)

Sistema nanoterapêutico multifacetado para o tratamento do Cancro do Pulmão de Pequenas Células, administrado pela via pulmonar. Esta tecnologia não invasiva e dirigida especificamente para as células tumorais, aumenta a eficácia terapêutica e evita a acumulação de fármaco citotóxico em órgãos não alvo, reduzindo a ocorrência de efeitos secundários.

Faça download da apresentação do projecto Nanoplex

   

Ocean Swarm: Grupos de Robôs Autónomos de Superfície (ISCTE-IUL/Instituto de Telecomunicações)

Desenvolvimento de sistemas compostos por um grande número de robôs aquáticos de superfície, autónomos e relativamente baratos, que podem substituir os atuais navios tripulados nas missões de recolha de dados no mar.

Faça download da apresentação do projecto Ocean Swarm

   

PermeAbility: Na senda de um novo marcador, a permeabilidade intestinal (Universidade de Coimbra – CNC.IBILI/Universidade Nova de Lisboa – CEDOC)

Kit médico para a análise da permeabilidade intestinal, um biomarcador de estados iniciais em doença, nomeadamente em doenças metabólicas como a diabetes e a obesidade.

Faça download da apresentação do projecto PermeAbility

   

Predict4Growth: Prever o futuro para criá-lo! (Universidade de Évora)

Serviço destinado aos produtores de sementes que permite prever de forma eficiente o crescimento das plantas em termos de biomassa e reduzir o número de plantas que necessitam de ser testadas em campo.

Faça download da apresentação do projecto Predict4Growth

   

SUMTHINK: Right on time (Universidade de Aveiro/Centro Hospitalar do Baixo Vouga)

Dispositivo médico para um diagnóstico mais rápido e preciso do Enfarte Agudo do Miocárdio. O sistema permite a deteção rápida através da análise de uma gota de sangue, graças a um sistema inovador com nanopartículas que permite limites de deteção mais baixos.

Faça download da apresentação do projecto SUMTHINK

Saiba mais sobre o Programa COHiTEC

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo