Publicado a 20 de Outubro de 2014

Conheça os vencedores da 1.ª edição do Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia

O projecto DigitalPharma, uma aplicação móvel que poderá revolucionar a relação dos utentes com a sua farmácia, foi o grande vencedor da primeira edição do Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia, atribuído no dia 17 de Outubro.

© Associação Nacional das Farmácias

 

Projecto vencedor promete estreitar laços entre farmácias e utentes

Para o Júri da iniciativa, a aplicação móvel tem a capacidade para revolucionar a relação dos utentes com a sua farmácia, por facilitar o acesso ao medicamento, a adesão à terapêutica e a farmacovigilância.

Segundo Luís Antunes, líder da equipa que desenvolveu a aplicação, esta permite iniciar a prestação do serviço mesmo antes de o utente chegar à farmácia e que o mesmo se estenda para além do atendimento. «A ideia foi tirar partido das tecnologias móveis para potenciar esta relação. O telemóvel é parte integrante e cada vez mais importante na vida das pessoas e, através dele, podemos criar um canal de comunicação directa entre farmácia e utentes. Tentámos, assim, em 2014, antecipar algumas das tendências apontadas para o ano 2017».

Entre as diferentes funcionalidades da "app" estão a possibilidade de o utente informar previamente a sua farmácia sobre o medicamento ou produto de saúde de que necessita, ou calendarizar e receber, no seu telemóvel, avisos relativos aos momentos adequados para proceder às tomas da sua medicação, de acordo com a prescrição médica e as indicações do farmacêutico. Outras vantagens estão também incluídas como a solicitação de entregas domiciliárias, saber o caminho mais rápido para as farmácias da zona, ou comunicar reacções adversas ao Infarmed, tornando assim mais robusto o sistema de farmacovigilância em Portugal.

Pelas suas características, o DigitalPharma pode ser adoptado noutros sectores de actividade, podendo vir a constituir-se como mais uma oferta de inovação e desenvolvimento das farmácias à sociedade portuguesa.

A DigitalPharma é uma criação da HealthSystems, Lda., uma empresa spin off nascida na Universidade do Porto e que reúne profissionais da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Medicina.


Ferramenta de marketing multicanal distinguida na categoria "Instrumentos de Gestão"

O outro projecto distinguido pelo Prémio, na categoria "Instrumentos de Gestão", foi o Evolufarma, uma ferramenta de comunicação multicanal, que permite às farmácias aproximarem-se mais da comunidade que servem. Como explicou Luís Arimany, CEO da Evolufarma, esta ferramenta possibilita aos utentes estarem sempre a par de novos programas de saúde pública, bem-estar e promocionais criados pela sua farmácia, através dos canais da sua preferência: e-mail, SMS, aplicações móveis, ou qualquer outra plataforma Web.

O Evolufarma é uma ideia de quatro jovens empreendedores, que já conquistou a adesão das primeiras 40 Farmácias em Espanha. O projecto permite ao cliente escolher o tipo de informação em que está interessado.

Por outro lado, permite a cada farmácia diferenciar a sua identidade, construir a sua marca junto da comunidade e comunicar de forma direccionada aos interesses de cada utente.

O projecto foi já distinguido por entidades de reconhecido prestígio, como a Telefónica espanhola e a IE Competition.

Os seus promotores apresentam-no como meio de promoção, no Século XXI, do modelo da farmácia mediterrânica, focado na diferenciação dos seus recursos humanos e na qualidade do serviço farmacêutico.

Saiba mais sobre os vencedores desta primeira edição aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo