Publicado em 19 de Abril de 2012

Corticeira Amorim e Sonae distinguidas com Prémio Kaizen Lean

Na primeira edição do Prémio Kaizen Lean, o Kaizen Institute Portugal distinguiu as entidades nacionais que se destacaram pela prática da melhoria contínua, como fonte geradora de inovação e competitividade. A Corticeira Amorim e a Sonae foram distinguidas, respectivamente, com os prémios 'Excelência na Produtividade' e 'Excelência no Sistema de Melhoria Contínua'.

A metodologia Kaizen (método de aumento da produtividade e redução de desperdício assente no sistema de produção da Toyota) assenta em cinco princípios: criar valor para o cliente, eliminar o desperdício, melhorar o local de trabalho, criar gestão visual e envolver toda a equipa.

Produtividade
A unidade industrial Raro da Amorim & Irmãos, empresa do universo da Corticeira Amorim, foi distinguida pela melhoria do desempenho e pelo aumento de eficiência na produção de rolhas de cortiça capsuladas.

A Corticeira Amorim implementa, desde 2007 e de forma transversal a todas as unidades de negócios, os programas de eficiência operacional Lean e Kaizen, alocando anualmente uma média de cerca de 3 000 horas de formação. No total, a Empresa registou, em 2011, 38 786 horas de formação, assinalando um aumento médio de 2,1 horas de formação por colaborador. Esta aposta contínua visa assegurar respostas adequadas em termos de qualidade, prazos e produtividade, face às exigências da actividade operacional.

Melhoria contínua
A iniciativa de implementação de processos de melhoria contínua na área de retalho alimentar levou à distinção da Sonae MC, empresa responsável pela área de retalho alimentar da Sonae.

A Sonae foi a primeira empresa a nível mundial a aplicar, em 2007, a metodologia Kaisen no sector do retalho. O programa foi já implementado em 171 lojas, envolvendo cerca de 25 000 colaboradores, contribuindo para um total de 1 460 000 horas de formação na Sonae em 2011. Como resultado do processo de melhoria contínua e de inovação potenciado pela metodologia Kaizen, os colaboradores da Sonae apresentaram mais de 20 000 ideias de melhoria, que resultaram em mais de 2 000 protótipos e mais de 200 implementações.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo