Publicado a 29 de junho de 2015

COTEC apresenta resultados de três projetos em conferência

Foi no dia 25 de junho, na conferência “Gestão do Conhecimento e da Inovação”, organizada pela COTEC Portugal em parceria com a ANI - Agência de Inovação, que se realizou no Auditório da Microsoft, em Lisboa, que a Associação Empresarial para a Inovação apresentou os resultados de três projectos levados a cabo nos últimos dois anos. A Conferência contou com a intervenção principal de José Carlos Príncipe, Diretor do Laboratório de NeuroEngenharia Computacional, na Universidade da Florida.

© COTEC Portugal

 

Debatendo o tema da gestão do conhecimento e da inovação, a conferência realizada apresentou os resultados de três ações desenvolvidas pela COTEC, no âmbito do projeto Valorização do Conhecimento para o Empreendedorismo e a Inovação, apoiado pelo SIAC - Sistema de Incentivo a Ações Coletivas, do QREN, nomeadamente:

  • a instituição de uma CoP - Comunidade de Práticas em Gestão do Conhecimento; 
  • a criação de uma Bolsa de Mentores em benefício de PME; 
  • a realização de sete Estudos de Caso de Processos de inovação em Portugal.

No momento inicial da sessão interveio José Carlos Príncipe, Diretor do Laboratório de NeuroEngenharia Computacional, na Universidade da Florida, que se debruçará sobre o tema da conferência, introduzindo a sua visão baseada em experiências noutras geografias.

José Carlos Príncipe é também presidente do Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC e foi eleito o melhor professor no ano de 2014 naquela universidade americana. Trata-se do mais importante e mais antigo prémio atribuído a docentes da Universidade da Florida, e reconhece profissionais que demonstrem um percurso de excelência ao nível do ensino e trabalho escolar, cujo reconhecimento e visibilidade ultrapassam já as fronteiras da universidade. José Carlos Príncipe formou-se em Engenharia Eletrónica na Universidade do Porto e, depois de lecionar oito anos na Universidade de Aveiro, transferiu-se para a Universidade da Florida, onde é professor desde 1987.

© COTEC Portugal

 

Seguir-se-lhe a apresentação, por Vitor Corado Simões do ISEG, dos sete casos de estudo realizados a empresas inovadoras nacionais, nomeadamente, Bluepharma, Bosch Termotecnologia, COFICAB - Companhia de Fios e Cabos, Malo Clinic, SISCOG - Sistemas Cognitivos, VORTAL - Comércio Eletrónico, Consultadoria e Multimédia, e WeDo Technologies.

No debate, moderado por Daniel Bessa da COTEC, participaram membros da CoP, a fim de relatarem as suas experiências de gestão da inovação no dia-a-dia das organizações onde trabalham: Ana Casaca da CUF, Filipe Janela da Siemens, João Castro da Sumol-Compal, Paulo Bessa da Corticeira Amorim, e Pedro Duarte da Microsoft.
A CoP da COTEC conta com 93 membros e funciona como uma plataforma online e presencial de partilha de informações no âmbito da gestão do conhecimento e da inovação.

Carlos Cabeleira da COTEC apresentou a Bolsa de Mentores dirigida a PME, um projeto que procura identificar e motivar um conjunto de pessoas que detêm uma elevada experiência e competência nas áreas da gestão empresarial que intervirão num programa consistente de mentoria junto das empresas que integram a Rede PME Inovação COTEC. Fazem parte da Bolsa de Mentores COTEC quadros qualificados e com experiência de administração ou direção de topo em organizações como Siemens, PT, Grupo Renault, SONAE-Continente, ou BP Gás UK. A COTEC conta com o envolvimento ativo dos seus Associados no alargamento dos saberes que acolhe na Bolsa de Mentores.

Por último, Daniel Bessa e José Carlos Caldeira da ANI, falaram sobre as principais conclusões dos temas debatidos na conferência.

Consulte o programa da conferência.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo