Publicado em 9 de Maio de 2012

COTEC distingue produtos inovadores e universidades empreendedoras

No seu 9.º Encontro Nacional, a COTEC distinguiu produtos inovadores (Corksorb e ONT) e universidades empreendedoras (Universidade do Minho e Universidade do Porto).

Na 5.ª edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, os produtos CorkSorb, da Corticeira Amorim, e ONT - Optical Network Terminal, da PT Inovação, foram os galardoados.

O CorkSorb é uma gama de absorventes produzidos a partir de cortiça para utilização em derrames de óleos e hidrocarbonetos. Esta inovadora aplicação da cortiça garante uma capacidade de absorção de óleo 9 vezes superior aos absorventes minerais habitualmente usados para tratamento de derrames em meio industrial. Natural, sustentável e não tóxica, a gama CorkSorb está especialmente apta para lidar com derrames em ambientes marítimos devido às suas características hidrofóbicas.

O ONT - Optical Network Terminal é um equipamento terminal para redes de acesso de fibra óptica – semelhante ao conceito de modem ADSL – com uma largura de banda até 2,5 gigabites por segundo que disponibiliza serviços de voz, dados e vídeo (no que é vulgarmente conhecido por triple play). O ONT tem um consumo energético dos mais baixos do mercado (inferior a 4W), possuindo um sistema interno de controlo de energia e mecanismos para o diagnóstico remoto de configuração e avarias, bem como actualizações de software.

Este ano foi ainda atribuída uma menção honrosa ao produto GreenBender, da ADIRA. Equipamento para quinagem de chapa que, de forma rápida e silenciosa, processa peças de grandes dimensões com alta precisão, em pequenas ou grandes séries. Através de um interface simples e intuitivo e um conjunto de funcionalidades inteligentes, esta máquina implica uma necessidade mínima de programação e de esforços de ajustamento por parte do operador. Económica e ecológica, cumpre a directiva EcoDesign e permite consumir menos 65% de energia do que as máquinas tradicionais.

No âmbito do Concurso Valorização e Fomento do Empreendedorismo, a Universidade do Porto e a Universidade do Minho foram distinguidas, respectivamente na categoria ‘Estratégias de Comercialização de Tecnologias’ e na categoria ‘Estratégias de Fomento do Empreendedorismo’, consurso no qual foram convidados a participar os 16 estabelecimentos de ensino superior que integram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Conheça melhor os vencedores do Prémio Produto Inovação 2012

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo