Publicado a 22 de Janeiro de 2013

COTEC e Gulbenkian formam parceria para aproximação à Diáspora

A COTEC Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian uniram-se numa parceria com o objectivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país, através da iniciativa conjunta ‘FAZ Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa’.

© COTEC Portugal

 

Lançada a 21 de Janeiro de 2013, a iniciativa ‘FAZ’ integra dois prémios atribuídos a portugueses residentes no estrangeiro: o Prémio ‘Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa’ atribuído pela COTEC Portugal e o Prémio ‘IOP - Ideias de Origem Portuguesa’ atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. As candidaturas aos prémios estão abertas até 31 de Março de 2013.

A interligação das iniciativas FAZ - Ideias de Origem Portuguesa e Prémio Empreendedor Inovador da Diáspora Portuguesa - pretende contribuir para a criação em Portugal de uma iniciativa única que agregue todas as iniciativas actuais e futuras de ligação à Diáspora Portuguesa. Trata-se de aproximar a Diáspora de Portugal usando uma referência comum através de uma rede partilhada de comunicação.

Prémio ‘Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa’
O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa atribuído pela COTEC Portugal desde 2007, conta com o alto patrocínio do Presidente da República, e pretende distinguir os portugueses que, pela sua ação empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas respectivas actividades empresariais, mas também a nível social ou cultural.

Este Prémio tem contribuído para fortalecer a ligação dos portugueses ao seu país de origem, mas também tem permitido reforçar a imagem e prestígio de Portugal no estrangeiro, pretendendo-se que tenha reflexos quer na internacionalização da economia e na atracção de investimento quer na valorização da língua e da cultura nacional.

O Prémio Diáspora já deu a conhecer, ao longo destes seis anos, importantes personalidades que se afirmaram nos meios empresariais, sociais e políticos, em sociedades de acolhimento da mais elevada exigência, como Austrália, EUA ou França. Isabel dos Santos Melo, fundadora do Grupo Mentaur, de cuidados de saúde, e Cristóvão Fonseca, realizador e fundador da produtora ’Les Films de l'Odyssée‘, foram os vencedores da edição de 2012 do Prémio.

Mais informações em www.cotec.pt/diaspora

Prémio ‘IPO - Ideias de Origem Portuguesa’
É uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian na área do empreendedorismo social, que procura encontrar e promover projectos dos temas Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento. Premeia ideias e projectos de portugueses que, apesar da distância, desejam participar na construção de Portugal, usando a sua experiência, talento e dinamismo em benefício do seu país de origem através de uma cidadania activa, envolvente e participativa.

Nascido em 2010, o IOP atribuiu como vencedora a ideia ‘Requalificação a Custo Zero’, que se materializou no projeto Arrebita!Porto, destinado a renovar uma área da Ribeira do Porto.

Mais informações em www.ideiasdeorigemportuguesa.org

Iniciativa FAZ: mais informações em www.faz.com.pt/

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo