Publicado em Abril de 2008

COTEC e Unicer criam Prémio Produto Inovação

A COTEC e a Unicer acabam de anunciar a criação do Prémio Produto Inovação com o intuito de distinguir anualmente produtos (bens ou serviços) inovadores, dirigidos a mercados globais. Para 2008, as candidaturas estão abertas até 30 de Abril.

© COTEC Portugal

 

O júri do concurso irá avaliar o sucesso – real e também potencial – de produtos ou famílias de produtos inovadores dirigidos a mercados globais. Além de contribuir para uma ampla divulgação pública do produto vencedor, o Prémio materializar-se-á na atribuição de uma peça de arte com valor de cerca de dez mil euros.

Os produtos ou famílias de tais produtos candidatos devem ser desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras de qualquer dimensão que operem em Portugal e devem resultar da sua actividade consistente e continuada de inovação empresarial levada a cabo no nosso País. É ainda condição de elegibilidade que tais produtos não estejam a ser comercializados há mais de cinco anos.

«Queremos distinguir empresas fortemente inovadoras. O que esperamos é, sobretudo, contribuir para que a cultura de inovação no nosso País seja promovida. E também que o sucesso dos produtos distinguidos com este Prémio seja contagiante», explicou o Dr. Artur Santos Silva, Presidente da Direcção da COTEC.

«Estimular uma cultura de inovação passa também por premiar as boas práticas e os bons exemplos», lembrou o Dr. António Pires de Lima, Presidente da Comissão Executiva da Unicer, sublinhando que o sucesso das empresas «passa muito pela criação de valor, por inovar».

Os processos de candidatura deverão ser submetidos à COTEC Portugal, através do endereço electrónico produtoinovacao@cotec.pt até ao dia 30 de Abril.

Premiar a inovação
Apesar de em Portugal o contributo das empresas para o esforço de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) ser ainda reduzido, tem-se registado, neste domínio, uma recuperação. Existe um conjunto de empresas que se têm revelado particularmente inovadoras, no sentido de converterem conhecimento em novos produtos (bens ou serviços), processos, formas de organização ou marketing. É a inovação de produto que a COTEC e a Unicer vão agora premiar.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo