COTEC Portugal e Banco Europeu de Investimento juntam forças para acelerar a digitalização das PME

A COTEC Portugal e o Banco Europeu de Investimento (BEI) celebraram um acordo de cooperação que tem como objectivo o desenvolvimento de novos instrumentos de financiamento da inovação empresarial, a partir de componentes públicas e privadas. Esta parceria contará com a colaboração das equipas da COTEC e do European Investment Advisory Hub (Advisory HUB), departamento especializado do BEI sediado no Luxemburgo.  Ainda no âmbito deste acordo, o Advisory Hub irá realizar um estudo para identificar as melhores práticas europeias de financiamento à inovação.

O acordo foi assinado em Lisboa, pela Vice-Presidente do BEI, Emma Navarro, e por Isabel Furtado e Jorge Portugal, Presidente da Direcção e Director-Geral da COTEC, respectivamente. “Esperamos que a colaboração com o Advisory Hub possa trazer um contributo importante para o sistema financeiro e às políticas públicas para colmatar as actuais lacunas no financiamento das empresas mais jovens e mais inovadoras” referiu Jorge Portugal, Director Geral da COTEC. “Os novos instrumentos de financiamento terão um papel decisivo nas batalhas pela inovação e competitividade do tecido industrial contribuindo assim para os objectivos de vender mais, melhor e mais longe, através de emprego cada vez mais qualificado.”, acrescenta Jorge Portugal.

Emma Navarro, Vice-Presidente do BEI, salientou a importância deste acordo para «desbloquear o financiamento da inovação em Portugal. Sendo uma das principais associações de PME, a COTEC beneficiará dos conhecimentos especializados do Advisory Hub e do apoio do BEI para promover a digitalização das pequenas e médias empresas portuguesas, um passo essencial para garantir o seu crescimento e a sua competitividade. Congratulamo-nos com a oportunidade de contribuir, através de uma colaboração produtiva, para o desenvolvimento de novas soluções com elevado potencial de aplicação também noutros países europeus».

A colaboração resultante deste projecto constitui mais uma das iniciativas promovidas pela COTEC, enquanto entidade coordenadora do Programa Indústria 4.0 lançado pelo Governo.

Informações gerais:

Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, cujo capital é detido pelos Estados-Membros. Concede financiamentos a longo prazo para investimentos viáveis que contribuam para a concretização dos objetivos políticos da UE. Para mais informações sobre o BEI em Portugal, clique aqui

European Investment Advisory Hub foi concebido para funcionar como um ponto de acesso único a vários tipos de serviços de aconselhamento e de assistência técnica. Apoia a identificação, preparação e desenvolvimento de projetos de investimento em toda a União Europeia. A Plataforma é uma parceria estabelecida entre o Grupo do Banco Europeu de Investimento e a Comissão Europeia no âmbito do Plano de Investimento para a Europa. Ver mais informações aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo