Líderes empresariais portugueses refletem sobre o futuro de Portugal
Publicado a 13 de julho de 2016

COTEC Portugal inicia ciclo de almoços ‘Prospectivas’

A  COTEC Portugal iniciou no passado dia 8 de julho o primeiro de uma série de almoços ‘PROSPECTIVAS’, com o patrocínio da NOS, e que tem como propósito juntar, no formato de almoço de trabalho, um grupo restrito de decisores líderes de empresas associadas da COTEC.

A iniciativa pretende refletir e debater os desafios inerentes ao roadmap de investimentos em tecnologia e inovação enquanto impulso da competitividade das empresas.

Através da partilha de experiências e confronto de ideias, discutem-se oportunidades e desafios do crescimento pela inovação e o impacto de fatores como a incerteza tecnológica, a regulação ou a concorrência global.



Numa época em que o mundo experiencia uma revolução tecnológica e a Europa vive incertezas ao nível político, económico e financeiro, a COTEC Portugal pretende encontrar aqui um momento de “pensar” Portugal, debater soluções e olhar para o Futuro. Como veem e como pensam os líderes empresariais portugueses a competitividade do país, e o que é que em conjunto – e em representação de sectores tão diversificados – se pode fazer para posicionar o país como um destino mais competitivo, mais produtivo, mais inovador.

O primeiro almoço, subordinado ao tema “Transformação Digital” e que decorreu no dia 8 de julho em Lisboa, teve como keynote speaker João Picoito, Vice-Presidente da NOKIA, que durante 20 minutos lançou aos restantes líderes o desafio “Winning Europe: The human possibilities of a connected World”.

À mesa, uma audiência restrita e de relevância no tecido empresarial: Francisco Pedro Balsemão (CEO da Impresa), Gonçalo Morais Soares (CFO da REN), João Bento (Vice-Presidente da Gestmin), João Pereira Coutinho (Presidente da SGC), João Ricardo Moreira e Jorge Graça (Administradores da NOS), José Luís Soares Simões (Presidente da Luís Simões), José Manuel Doutel Jordão (Administrador da SUMOL+COMPAL), Tiago Lopes Faria (Presidente da CARRIS), Vasco de Mello (Presidente da Brisa e Presidente do Grupo José de Mello), Francisco de Lacerda (Presidente dos CTT e Presidente da COTEC Portugal) e Jorge Portugal (Diretor-Geral da COTEC Portugal).

765

A regulamentação das tecnologias associadas à Transformação digital foi uma das preocupações comuns, no sentido em que a incerteza que se sente na Europa dificulta a tomada de decisões de fundo, independentemente do sector de atividade onde as empresas operam.

A inovação e evolução dos atuais modelos de negócio só poderão ser uma realidade numa conjuntura de estabilidade, de confiança, e com políticas favoráveis ao investimento. Para estes empresários, a Europa terá de acelerar as suas escolhas, até porque as grandes potências – a China e os EUA – mostram que poderão ganhar vantagens de forma irreversível pela adopção dos conceitos tecnológicos inerentes à Transformação Digital em curso.

Apesar de olhar para o futuro por via das políticas de inovação, os líderes empresariais acreditam que a competitividade só estará assegurada se houver uma União Europeia mais coesa, uma vez que a escala é decisiva na era digital. Só com a consolidação do mercado único digital se dará uma resposta eficaz ao avanço dos blocos económicos mais fortes e, desta forma, será possível que a presente era de forte mudança se torne num momento de grandes oportunidades para a Europa e as suas gerações futuras.

Há por isso uma urgência de clarificação sobre os caminhos a seguir a nível europeu, que regulamentação aplicar e que decisões tomar face às infra-estruturas que possibilitarão uma economia em tempo real.

Será necessário uma verdadeira política que incentive o investimento e a inovação das empresas. Para os líderes portugueses, é crítico que a Europa e os estados membros possam fugir da presente “zona cinzenta” do imobilismo, para que no “amanhã” possamos ter Indústria e Europa.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo