Publicado a 30 de Janeiro de 2013

Derovo inova com ovo estrelado instantâneo embalado

A Derovo - Derivados de ovos, SA, empresa da Rede PME Inovação COTEC, e vencedora do Prémio PME Inovação COTEC-BPI em 2011, voltou a inovar apresentando um protótipo industrial para produzir ovo estrelado embalado, pronto a consumir depois de aquecido no micro-ondas. A tecnologia será alvo da primeira patente portuguesa no sector dos ovos, dominada na Europa por alemães e holandeses.

© PortugalFoods

 

Foi no passado dia 15 de Janeiro que a Derovo apresentou o seu novo protótipo industrial que irá produzir ovo estrelado embalado individualmente, pronto a consumir como um ovo estrelado normal depois de aquecido no micro-ondas.

O projecto “Egg Ready”, parcerias envolvidas, e o protótipo
O projecto “Egg Ready”, desenvolvido ao longo de quatro anos pela Derovo em parceria com a Universidade do Minho e a empresa Valinox, surgiu da necessidade de vários clientes para eliminarem a presença de ovos com casca nas suas cozinhas, por questões de higiene e segurança alimentar. O “Egg Ready” implicou um investimento de 400 mil euros e o protótipo, que permite a produção em contínuo de ovos estrelados numa cadência de 100 ovos por hora, foi projectado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho e construído pela Valinox.

O projecto foi evidenciado pela Derovo como um bom exemplo de cooperação universidade-indústria, que permitiu potenciar a inovação da empresa sem um custo demasiado elevado. A Universidade do Minho colaborou em duas áreas do projecto: no processo de conservação do ovo e no desenvolvimento da máquina de produção. Para o processo de conservação tiveram de ser estudadas temperaturas, tempos, formas de embalamento e a melhor maneira de preservar o ovo garantindo a sua qualidade “intacta” até ao final do processo de produção. O resultado é a produção de ovos estrelados que, embalados, podem ser guardados durante três semanas em fresco e 18 meses em congelado, o que permite a sua exportação e o consumo na hotelaria, restauração e serviços de ‘catering’ (canal HORECA), primeiro cliente do produto, estando ainda prevista a venda ao consumidor final, numa fase posterior do projecto.

Características do produto, Mercado-alvo e Protecção intelectual
Ao alimento nutritivo rico em proteínas e outros nutrientes, o ovo, a Derovo propôs-se não adicionar gordura, pelo que o ovo estrelado instantâneo (sem gordura) se apresenta como um alimento mais saudável. O processo permite ainda obter ovos estrelados com a gema mais cozida ou mais líquida, sendo para isso feito em três fases, e variando-se o tempo de permanência na máquina.

Em termos de mercados-alvo, Amândio Santos, administrador executivo da Derovo, apontou os mercados muçulmanos como grandes destinatários desta inovação. Admite que estão "ávidos" por um produto desta natureza, essencialmente através do ovo congelado, e adiantou que a Fly Emirates (companhia de aviação dos Emirados Árabes Unidos) vai ser o primeiro cliente de catering deste produto.

A empresa de Pombal irá registar a patente da tecnologia que permite produzir o ovo estrelado embalado e instantâneo, que será a primeira patente portuguesa no sector dos ovos. A Alemanha e a Holanda são países da Europa que dominam este tipo de tecnologias de processamento de ovos.

O futuro
Nos próximos passos estão a projecção do equipamento, até final de 2013, para a produção em massa à escala industrial – com um custo estimado de cerca de meio milhão de euros – e o lançamento de um novo produto, o Eggburguer, que será um ovo estrelado em pão de hambúrguer com queijo e fiambre.

Paralelamente à apresentação deste inovador projeto, teve lugar a inauguração da fábrica de sobremesas DoceReina, uma joint venture entre o grupo português Derovo e o espanhol Postres e Dulces Reina.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, assistiram e participaram na cerimónia de abertura da fábrica sedeada em Pombal, que dará emprego a 43 pessoas e representa um investimento de 11 milhões de euros.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo