RAR reúne com Rede PME Inovação COTEC
Publicado a 18 de Outubro de 2010

Dia da RAR

No passado dia 13 de Outubro, a Biblioteca da Fundação Serralves foi o palco escolhido para a realização de mais um encontro entre as empresas da Rede PME Inovação e um Associado da COTEC, o Grupo RAR. Este deu-se a conhecer melhor não só às PME inovadoras, mas também a representantes das diversas empresas que constituem o Grupo.

© COTEC Portugal

 

O Dia da RAR esteve assim esteve assim centrado nas PME, juntando as do círculo COTEC às do universo RAR, com o objectivo de partilhar conhecimento. “Como disse Edison, o génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração, e hoje estamos aqui a partilhar essa transpiração para que possamos aprender algo uns com os outros”, sublinhou Nuno Macedo Silva, Presidente do Grupo RAR.

O mundo RAR
Nascido do negócio do açúcar em 1962, o Grupo RAR está hoje presente em áreas de negócio tão distintas como a alimentar, embalagem, imobiliária, serviços e turismo. Esta diversificação é consequência de uma postura marcada pela exploração e desenvolvimento de novos negócios, bem como pela capacidade de tomar riscos. “Há negócios que correram bem e outros que correram mal, mas aprendemos com os erros e esse é um elemento essencial numa postura de inovação”, reconheceu o Presidente do Grupo.

Essa postura inovadora passa pela aposta na inovação em rede, com a consolidação de redes de parceiros para partilha de conhecimento e informação com o meio envolvente. “A inovação vive sobretudo da interacção entre as pessoas e elas são um factor diferenciador”, explicou João Filipe Abreu, responsável pelo Desenvolvimento Corporativo, lembrando também a importância do capital humano – os cerca de 5000 colaboradores – para a organização: “O talento é um factor diferenciador”, sustentou.

A diferenciação é também uma marca forte do Grupo RAR. Seja através da implementação e certificação de sistemas de gestão da IDI (caso do fabricante de chocolates Imperial que faz parte das 24 empresas pioneiras a obter a certificação em inovação), da oferta de produtos únicos (exemplo da Vitacress, a única marca de saladas em Portugal a trabalhar com saladas biológicas), ou de serviços de qualidade reconhecida (a RAR Imobiliária, por exemplo, é o único promotor imobiliário do país com um protocolo com a organização ambiental Quercus), a RAR procura fazer da inovação um elemento transversal às suas empresas.

Foi precisamente pela apresentação de casos práticos de algumas das empresas que constituem o Grupo RAR que este Associado deu a conhecer às empresas da Rede como resolve problemas e gere projectos em que a inovação é um dos factores fundamentais de sucesso.

Consulte a agenda do evento

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo