Publicado a 12 de Dezembro de 2014 (última actualização em 2014-12-18)

Dois projectos do COHiTEC recebem investimento de 200 mil euros

Os projectos de um gel regenerativo derivado de células estaminais para o tratamento de feridas crónicas (Nanoinspire) e de um bio-aditivo para tintas marítimas que previne a adesão de organismos marinhos aos barcos (BioMimetx) são as duas tecnologias apoiadas no âmbito do Programa COHiTEC que serão financiadas em 100 mil euros cada uma pela Caixa Capital.

© COTEC Portugal

 

No dia 12 de Dezembro teve lugar em Lisboa, na Fundação CGD – Culturgest, uma sessão pública de apresentação da parceria estabelecida entre a COTEC Portugal e a Caixa Capital no âmbito do programa de aceleração de novas tecnologias ACT by COTEC, que envolve o investimento, por ano, da capital de risco em dois projectos que passaram pelo programa ACT.

Nesta sessão foram já divulgados os primeiros dois projectos que irão receber o financiamento de 100 mil euros pela Caixa Capital. Os projectos Nanoinspire e BioMimetx, que frequentaram o Programa COHiTEC – a primeira etapa do programa de aceleração ACT by COTEC – foram os seleccionados do conjunto de projectos avaliados entre os vários que completaram recentemente esta etapa.

Os dois projectos em causa poderão ainda aceder a 100 mil euros adicionais ao participarem no “Caixa Empreender” – evento que será realizado no próximo dia 27 de Janeiro e que reunirá os projectos que participaram num dos três programas de aceleração apoiados pelo Grupo CGD (“ACT by COTEC”, “Lisbon Challenge” da Beta-i, e “Building Global Innovators” desenvolvido pelo ISCTE-IUL em parceria com o MIT-Portugal). Neste evento, um dos finalistas dos três programas de aceleração poderá duplicar o investimento recebido.

Os projectos vencedores:

© BioMimetx

 

A BioMimetx é uma startup do sector de biotecnologia dedicada à investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras para o controlo da proliferação biológica. A empresa descobriu e detém a propriedade de um conjunto de bactérias ambientais que segregam níveis elevados de moléculas que podem ser utilizadas como agentes antimicrobianos naturais e algicidas. O primeiro produto da BioMimetx será um bio-aditivo para tintas marítimas que previne a adesão de organismos marinhos em estruturas submersas. No entanto, os compostos produzidos pela BioMimetx podem ser utilizados no desenvolvimento de uma ampla gama de produtos com aplicações nos mais diversos sectores industriais, tais como a biotecnologia industrial, agricultura ou saúde. O projecto tem origem em investigação desenvolvida na Universidade de Lisboa e no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

© Nanoinspire

 

A equipa Nanoinspire produz nanovectores para aplicações terapêuticas de regeneração de tecidos. A tecnologia é particularmente adequada ao tratamento de doenças vasculares e isquémicas que resultam de diabetes e doenças cardiovasculares. O primeiro produto que a equipa está a desenvolver é um gel regenerativo derivado de células estaminais para o tratamento de feridas crónicas dos membros inferiores que não respondam aos tratamentos convencionais. O produto da Nanoinspire induz uma redução significativa do tempo de cura da ferida crónica, reduz o tempo e o custo associado aos tratamentos e promove uma rápida recuperação da mobilidade e da qualidade de vida dos pacientes. A equipa já realizou testes animais que demonstraram uma grande eficácia do produto. A investigação que está na base do projecto foi realizada conjuntamente pelo Biocant, Centro de Neurociências e Biologia Celular e Crioestaminal.

Conheça os restantes sete projectos de negócio apresentados na sessão, que participaram recentemente na primeira fase do ACT by COTEC, a acção de formação COHiTEC:

Faça download da descrição dos nove projectos apresentados.

Desde a sua criação, em 2004, o Programa COHiTEC já apoiou 136 projectos de base tecnológica e vocação global, nos quais participaram mais de 600 investigadores e estudantes de gestão, e deu origem a 23 empresas high-tech/high-growth. As candidaturas à edição de 2015 do Programa COHiTEC estão a decorrer até 15 de Janeiro e devem ser realizadas através do site www.cohitec.com.

Programa COHiTEC:
O Programa COHiTEC é a primeira etapa do programa de aceleração ACT by COTEC e consiste numa acção de formação destinada a investigadores que pretendem avaliar o potencial comercial das tecnologias desenvolvidas em instituições nacionais de I&D. Ao longo de quatro meses, os investigadores criam conceitos de produto para a sua tecnologia e desenvolvem um projecto de negócios. Para tal, contam com o apoio de estudantes de gestão, mentores e consultores das universidades de Brown e North Carolina State, e têm acesso a formação em comercialização de tecnologias, abrangendo temas como Gestão de Equipas, Geração de Ideias de Produto e Serviço, Propriedade Intelectual, Finanças e Desenvolvimento de um Plano de Negócios. O Programa COHiTEC conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa Capital e é realizado em parceria com o Centro HiTEC da North Carolina State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL ISCTE Executive Education.

Consulte o programa da sessão.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo