Publicado a 09 de fevereiro de 2017

Dois projetos do COHiTEC irão receber financiamento da Caixa Capital

DART Diagnostics e NeuroPsyCAD - assim se chamam os dois projetos participantes no Programa COHiTEC 2016 da COTEC Portugal que foram selecionados pela Caixa Capital para um financiamento de 100 mil euros cada um.

O financiamento vem na sequência da parceria estabelecida entre a COTEC Portugal e o Grupo CGD para o Programa COHiTEC. Em 2016, para além do apoio ao programa em si, a parceria incluiu também a seleção de dois projetos de elevado potencial para um investimento "pre-seed", destinado a apoiar os passos iniciais do lançamento de duas novas empresas.

O projeto DART Diagnostics tem origem em investigação realizada no Instituto de Medicina Molecular e visa o desenvolvimento de uma tecnologia de amplificação de sinal para métodos de diagnóstico, permitindo a deteção precoce de bactérias, vírus ou biomarcadores tumorais. Com aplicações na área clínica e alimentar, a nova tecnologia da DART permitirá um diagnóstico mais rápido (1-3 horas) e que supera os atuais limites de deteção, protegendo a saúde pública e poupando tempo, dinheiro e reputação.

Em desenvolvimento no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Universidade de Lisboa e no Instituto de Medicina Molecular, o projeto NeuroPsyCAD apresenta um serviço de software que melhora a confiança de neurologistas, psiquiatras e imagiologistas na tomada de decisão clínica, disponibilizando-lhes relatórios que contêm informação precisa e atempada, quantitativa e de risco sobre doenças neuropsiquiátricas. Estes relatórios têm como base modelos clínicos precisos derivados de Big Data de neuroimagem e algoritmos de aprendizagem automática combinados de uma forma única proprietária, aumentando a precisão no diagnóstico e reduzindo o tempo entre a primeira consulta e o tratamento correto.

Saber mais sobre o Programa COHiTEC

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo