Publicada a 21 de janeiro de 2016

Em 50 países mais inovadores do mundo, Portugal é o 29.º

A análise feita pela Bloomberg Business a 200 economias de todo o mundo ao nível da sua capacidade de inovação – das quais apenas revelou as 50 primeiras classificadas – coloca Portugal na 29.ª posição do índice que mostra a Coreia do Sul como a economia mais inovadora do mundo.

© Bloomerang


Publicado a 19 de janeiro, o Bloomberg Innovation Index resulta da avaliação de sete fatores considerados cruciais (pela Bloomberg) no âmbito da inovação, nomeadamente: as despesas em investigação e desenvolvimento, o valor acrescentado da indústria, a produtividade, a concentração de empresas tecnológicas, a eficiência do sector terciário, a concentração de investigadores e o nível de publicação de patentes.


Com base nesses sete indicadores, o índice das 50 economias mais inovadoras do mundo foi construído, e apresenta nos primeiros lugares, depois do líder Coreia do Sul, a Alemanha, Suécia, Japão e Suíça, respetivamente.

Portugal encontra-se na 29.ª posição neste ranking, entre países como a Islândia e a Hungria. Ainda assim, é o 19.º país com uma maior concentração de investigadores e o 22.º mais produtivo do mundo.

A Coreia do Sul foi considerada o país líder em inovação pelo valor acrescentado da sua indústria e também pela eficiência do sector terciário que apresenta. No entanto, em termos da sua produtividade, o país posiciona-se apenas no 39.º lugar.

O país asiático totaliza 91,31 pontos neste ranking da Bloomberg, quase mais seis pontos que o segundo classificado, a Alemanha, que tem 85,54. A Suécia vem logo a seguir com 85,21. Portugal foi avaliado com um total de 65,14 pontos e as grandes potências mundiais Estados Unidos da América e China ficaram, respetivamente, em 8.º e 21.º lugar.

Saiba mais sobre estes resultados aqui e consulte o Índice de Inovação Bloomberg abaixo:

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo