Publicado em 13 de Fevereiro de 2012

Empresa criada com o apoio do Act garante distribuição nos EUA e Canadá

A Consumo em Verde, a primeira empresa criada no âmbito da iniciativa Act (Acelerador de Comercialização de Tecnologias) da COTEC Portugal, assinou com a multinacional do sector químico FMC Corporation um contrato para a distribuição do seu fungicida patenteado nos EUA e Canadá.

A Consumo em Verde (CEV) irá produzir o Problad Plus, um fungicida biológico eficaz em fungos de plantas como a vinha, morangueiro, tomateiro e nogueira. Entre as principais vantagens do produto destacam-se a sua elevada eficácia (comparável à dos fungicidas obtidos por síntese química) e o seu largo espectro de acção.

A tecnologia na base do Problad Plus, desenvolvida no InstitutoSuperior de Agronomia e no Instituto de Tecnologia Química e Biológica, passou pelas diversas fases de apoio à comercialização de tecnologias da iniciativa Act, o que resultou na criação da startup CEV - Biotecnologia das Plantas, SA.

O Act é uma iniciativa da COTEC Portugal que tem por objectivo apoiar a criação de empresas de base tecnológica dirigidas a mercados globais. Os projectos apoiados pelo Act passam por um processo que inclui uma acção de formação para avaliação do potencial das tecnologias (Programa COHiTEC), acesso a financiamento para a fase de validação tecnológica, acompanhamento no desenvolvimento de um plano de negócios e apoio na negociação com investidores. A CEV foi a primeira de treze empresas criadas na sequência desta iniciativa.

O contrato de distribuição que a CEV agora assinou com a FMC reveste-se de importância estratégica para a empresa, uma vez que acede ao mercado norte-americano em parceria com uma empresa de referência do sector agro-químico. A FMC está cotada na bolsa de Nova Iorque e em 2010 registou um volume de facturação de 2,4 mil milhões de euros.

Conheça melhor o Act da COTEC

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo