Publicado a 28 de Dezembro de 2012

Empresas da Rede PME Inovação COTEC distinguidas com Prémios Inovação Tecnológica Fileira do Calçado 2012

A. Ferreira e Pereira (Bolflex), CEI, Creativesystems e Procalçado, todas empresas da Rede PME Inovação COTEC, foram distinguidas pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) em diferentes categorias com os Prémios Inovação Tecnológica Fileira do Calçado 2012.

© CTCP

 

‘Materiais e componentes’, ‘Produtos’, ‘Bens de equipamento’ e ‘Software’, foram as quatro categorias de prémios atribuídas às empresas que mais se notabilizaram pelo nível tecnológico dos produtos que lançaram no mercado recentemente.

A empresa A. Ferreira e Pereira (Bolflex) foi a vencedora da categoria de ‘Materiais e componentes’ com uma sola que incorpora 45% de borracha reciclada, sem perda de características técnicas, uma percentagem muito significativa e superior ao que actualmente utilizam as empresas que apostam na reciclagem da borracha para produção de solas.

Na categoria ‘Bens de Equipamento’, a empresa CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, foi a distinguida, com dois equipamentos de laboratório, que representam as primeiras soluções comerciais de sistemas avançados de caracterização laboratorial do conforto no calçado: um sistema de pé térmico para caracterização do conforto térmico, e um sistema de simulação da marcha com pé articulado para avaliação de parâmetros biomecânicos.

A Creativesystems venceu a categoria software pela sua participação no projecto Shoe-ID, desenvolvido por um consórcio de entidades que incluiu o CTCP, o INESC TEC e a KYAIA. O prémio reconheceu o projecto Shoe-ID, desenvolvido para a Fly London (marca da empresa KYAIA), no sentido de melhorar a eficiência e o controlo operacional em toda a cadeia de abastecimento, desde o armazém até à loja. Para a gestão logística da cadeia de fornecimento do calçado, a Creativesystems recorreu à tecnologia RFID (Radio Frequency Identification): na fase inicial da cadeia de valor do calçado foram introduzidos identificadores RFID, de forma a facilitar o acompanhamento dos produtos e subprodutos desde as primeiras operações de fabrico até ao consumidor final. Desta forma eliminaram-se a elevada carga documental em papel e tarefas sem valor acrescentado e optimizaram-se as rotas de distribuição, introduzindo-se ainda soluções inovadoras ao nível da interactividade com o consumidor. Assim, para além de optimizar os processos e ajudar a evitar perdas na cadeia logística, a solução agregou valor na loja (da Fly London), incorporando um piso inteligente RFID. O objetivo é agora adaptar a plataforma a outras lojas de sapatos portuguesas, fábricas e centros de distribuição.

A Procalçado - Produtora de Componentes para Calçado foi distinguida na categoria ‘Produtos - Calçado Técnico’ com uma colecção de novos produtos da sua marca WOCK. Trata-se de calçado profissional, com características antiderrapantes, rasto em borracha evergripTM e integração de fecho de orifícios de ventilação, conferindo máxima segurança contra líquidos. A empresa apresentou ainda outra solução inovadora, a incorporação de canais internos de drenagem de água e compensação do tacão, conferindo ao utilizador a postura corporal ideal.

Para além das quatro empresas da Rede PME Inovação COTEC foram ainda distinguidas com os Prémios Inovação Tecnológica Fileira do Calçado 2012 a empresa Abotoa vencedora na categoria ‘Produtos - Calçado Técnico’ com calçado específico para profissionais de aviação (com características de protecção, higiene e segurança, anti-fadiga e free-alarm), e a empresa Tecmacal - Equipamentos Industriais à qual foi atribuída uma menção honrosa, pelo carácter inovador do equipamento apresentado a concurso (um equipamento CNC para corte, gravação e fresa para utilização em diferentes materiais, de 3 e 5 eixos).

Os Prémios Inovação na Fileira do Calçado são uma iniciativa do CTCP em colaboração com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e inserem-se no projecto B&TI, no âmbito do sistema de apoio a acções colectivas SIAC, uma iniciativa QREN financiada pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade. Esta iniciativa distinguiu as empresas que se destacaram, ao longo do último ano, nas áreas da concepção e desenvolvimento de soluções inovadoras para a fileira do calçado, designadamente através de materiais e componentes, calçado técnico, bens de equipamentos, e software.

Mais informações em http://www.ctcp.pt

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo