Publicado a 15 de Junho de 2015

Encontro FAZ reúne portugueses da Diáspora e atribui prémios FAZ

No passado dia 11 de Junho teve lugar o Encontro FAZ | Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, distinguindo os vencedores dos Prémios FAZ e aproximando os portugueses da Diáspora a Portugal.

© COTEC Portugal

 

No decorrer do Encontro o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, entregou os Prémios FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC Portugal, e FAZ - Ideias de Origem Portuguesa (IOP), da Fundação Calouste Gulbenkian, aos vencedores da 8.ª e 4.ª edição dos mesmos, respectivamente.

Para além de se conhecerem os dois vencedores dos prémios destinados à diáspora portuguesa, o Encontro FAZ tem ainda como importante objectivo reunir os portugueses que vivem no estrangeiro, onde têm um papel activo na sociedade, aproximando os portugueses da Diáspora ao território nacional.

O Encontro insere-se nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em que os candidatos aos dois prémios também são convidados a participar, e constitui um espaço de partilha de experiências pessoais e profissionais entre os portugueses que residem no estrangeiro e os que vivem em Portugal.

© COTEC Portugal

 

O Encontro teve a duração de um dia completo, com a manhã a incluir duas sessões de debate, a primeira das quais moderada por Pedro Calado, em que participaram Afonso Mendonça Reis (Mentes Empreendedoras), Isabel Melo (Grupo Mentaur), Miguel Martim (IDUKA) e Tatiana Correia (Native Scientist), debatendo o tema “O papel do empreendedorismo na inovação social”.

A segunda sessão de debate, com o tema "Manifestações da inovação nas indústrias criativas", foi moderada por Miguel Magalhães e contou com a presença de Ana Miranda (Arte Institute), Cristovão Fonseca (Les Films de L'Odyssée), Dinis Sousa (Orquestra XXI) e Ricardo Pereira (TV Globo).

Já na parte da tarde, pelas 15 horas, decorreu ainda uma terceira e última sessão de debate, com a temática "A diáspora na afirmação de Portugal", moderada por David Dinis e com a intervenção de Inês Pires (ISPD), Jorge Costa (Improvon), Mapril Baptista (Les Dauphins) e Paulo Pereira da Silva (Agriberia).

Às 16h30 os participantes do Encontro puderam visitar a exposição com os projectos IOP em mostra, bem como promover encontros de networking.

A sessão encerrou com a cerimónia de entrega dos Prémios FAZ, presidida pelo Presidente da República, que entregou os prémios aos vencedores, José neves, Fundador e CEO da Farfetch no caso do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, e aos três classificados do Prémio FAZ – IOP, em primeiro lugar o projecto “Rio Frio | Território Criativo” (25 mil euros), em segundo lugar “TEIA” (15 mil euros), e como terceiro classificado “Web Rádio para crianças” (10 mil euros).

© COTEC Portugal

 

Seguiram-se as intervenções dos próprios vencedores, e ainda dos Presidentes da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, e da COTEC Portugal, João Bento.

O Prémio FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa é promovido pela COTEC Portugal desde 2007, estando na sua 8.ª edição, e pretende distinguir os portugueses que, pela sua capacidade empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas actividades.

O FAZ - Ideias de Origem Portuguesa (FAZ-IOP) é um concurso de ideias de empreendedorismo social dirigido à diáspora portuguesa. O prémio, no valor de 50 mil euros, é inteiramente destinado ao financiamento dos projectos, dos quais 25 mil euros serão atribuídos ao vencedor, 15 mil euros ao segundo lugar e 10 mil euros ao terceiro.

Mais informações em:

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo