Publicado a 22 de Abril de 2013

Equipa de Investigadores Portuguesa ao serviço do Grupo Amorim candidata ao Prémio Inventor Europeu 2013

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) divulgou no passado dia 10 de Abril, os 15 nomeados para a edição deste ano do European Inventor Award. Este prémio, entregue pelo IEP desde 2006, conta este ano, e pela primeira vez, com uma equipa de investigadores portugueses entre os finalistas.

Seleccionada por um prestigiado júri internacional, a equipa portuguesa é uma das três finalistas da categoria ‘Indústria', pela sua invenção ‘Processo de pré-expansão de cortiça por submissão a radiação de micro-ondas’, desenvolvida ao serviço do Grupo Amorim. Este é um exemplo do que de melhor se faz em Portugal em termos de investigação científica, e a prova de que é possível inovar nos denominados sectores tradicionais da indústria portuguesa, como é o caso da cortiça, evidenciando o papel que também desempenham no Sistema Nacional de Inovação.

As categorias a concurso do Prémio são ‘Indústria’, ‘Investigação’, ‘Países não europeus’, ‘Pequenas e Médias Empresas’ e ‘Obra de uma vida’.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 28 de Maio em Amesterdão, na Holanda, e terá um significado particular, uma vez que se celebram este ano os quarenta anos da Convenção da Patente Europeia.

Mais informação acerca desta equipa e patente aqui.

Teaser do European Inventor Award 2013, e página do prémio aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo